Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 20/01/2017

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2017 15h45

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta sexta-feira (20), você confere aqui:

VÍTIMAS – O Grupo Emiliano, proprietário do avião que caiu ontem em Paraty, divulgou o nome das cinco vítimas do acidente aéreo. São eles: Teori Zavascki, 68 anos, ministro do STF; Carlos Alberto Filgueiras, 69 anos, dono do hotel de luxo Emiliano; Osmar Rodrigues, 56 anos, piloto do avião; Maíra Panas Helatczuk, 23 anos, massoterapeuta de Carlos Alberto Filgueiras; e Maria Hilda Panas, 55 anos, mãe de Maíra Panas.

VELÓRIO X TEORI – O velório do ministro Teori Zavascki começará às 11 horas deste sábado no Tribunal Regional Federal da Quarta Região, com sede em Porto Alegre. O enterro foi marcado para as 18 horas, no cemitério Jardim da Paz, também na capital gaúcha. Teori foi desembargador do TRF4 entre 1989 e 2003, tendo presidido o tribunal nos dois últimos anos em que permaneceu por lá. Saiu para assumir uma vaga de ministro no Superior Tribunal de Justiça, onde ficou até 2012, quando foi para o Supremo.

SUBSTITUTO – O presidente Michel Temer começou a avaliar alguns nomes para ocupar a vaga de Teori Zavascki no STF. Segundo a Folha, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e a ministra Gracie Mendonça, da Advocacia Geral da União, são cotados para a posição. Ontem, o secretário-executivo de Parcerias de investimentos do governo, Moreira Franco, afirmou que o perfil do novo ministro “será uma pessoa com muito critério, reconhecido saber jurídico e que honrará a toga”.

INVESTIGAÇÕES – Equipes da Aeronáutica começaram hoje as investigações sobre as causas da queda do bimotor King Air C90, em Paraty. Além dos militares, a PF e o Ministério Público Federal também abriram um inquérito sobre o caso. Segundo relatórios meteorológicos, no momento da queda, chovia forte, havia ocorrência de raios e muitas nuvens sobre Paraty. As análises sobre as causas do acidente poderão levar meses.

CAIXA DE VOZ – O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos encontrou um aparelho de gravação de voz do avião onde estava o ministro Teori Zavascki e outras quatro pessoas. O aparelho será encaminhado para a sede do órgão para ser analisado. A perícia quer descobrir se o aparelho estava ligado durante o voo e se gravou as últimas conversas, o que pode ajudar a desvendar a causa do acidente.

NATAL – Dois ônibus foram queimados nesta sexta, em Natal, na garagem de uma empresa. Em decorrência dos ataques, policiais passaram o dia fazendo patrulhamento próximo a terminais e garagens de transporte público. A expectativa é que os primeiros homens do Exército comecem a chegar na cidade ainda hoje. Apenas após a chegada das tropas federais e a definição de uma estratégia de segurança é que os ônibus devem voltar à circulação.

ALCAÇUZ – Mesmo com a presença da PM na penitenciária de Alcaçuz, em Natal, detentos seguem circulando livremente com armas, celulares e ocupando o telhado da prisão nesta sexta. O Batalhão de Choque entrou no presídio ontem após mais um confronto entre o PCC e Sindicato do Crime. O Governo do Estado informou que estuda uma forma para construir um muro separando os pavilhões da unidade, na tentativa de controlar a rebelião.

MAIA X CÂMARA – A Justiça Federal de primeiro grau em Brasília determinou que o deputado Rodrigo Maia “se abstenha de se candidatar para o cargo de presidente da Câmara na próxima eleição da Mesa Diretora”. A ação popular foi articulada pelo centrão, grupo dos deputados Jovair Arantes e Rogério Rosso, que disputam com Maia o comando da Casa. Em resposta, Maia afirmou: “É uma decisão, a nosso ver, que não cabe ao primeiro grau. Já há uma ação no Supremo em que não houve concessão de liminar. Vamos recorrer o mais rápido possível”.

ELEIÇÕES X PT – O diretório nacional do PT autorizou sua bancada a apoiar candidatos da base do governo Temer nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. Desta forma, os deputados petistas poderão abrir negociação com os candidatos Rodrigo Maia (DEM) e Jovair Arantes (PTB). Já os senadores, poderão construir um acordo com Eunicio Oliveira (PMDB), na disputa do Senado. Em todos os casos, o partido apresentará uma pauta de reivindicações aos candidatos.

LULA – Em discurso, Lula defendeu que o PT se dedique a uma campanha pela antecipação das eleições presidenciais de 2018. Segundo ele, esse movimento é necessário porque o brasileiro está sofrendo e “não aguenta mais esperar”. O ex-presidente disse que o partido precisa se unir e se mostrar forte, apresentando propostas capazes de reconquistar o eleitor.

CAGED – O Ministério do Trabalho divulgou hoje os dados de 2016 do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. No ano passado, o Brasil perdeu 1,32 milhão de vagas com carteira assinada, o segundo pior resultado de toda série histórica, que começou em 2002. O número só não foi maior do que o registrado em 2015, quando as demissões superaram as contratações formais em 1,54 milhão de vagas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.