Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 23/01/2017

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2017 15h03

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta segunda-feira (23), você confere aqui:

ODEBRECHT X PROCESSO – Delatores e advogados da Odebrecht apostam na hipótese de que o processo de homologação das delações premiadas da Lava Jato seja finalizado em meados de março ou abril. Eles lembram que a presidente do STF Cármen Lúcia já sinalizou que não vai demorar para indicar quem herdará a operação e acreditam que o escolhido será o ministro Celso de Mello.

PSD X MAIA – Parlamentares do PSD na Câmara almoçaram hoje com o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, para fechar os termos do apoio à sua reeleição. De acordo com participantes da reunião, as negociações incluíram um lugar na Mesa Diretora, mais espaço para a liderança do partido na Câmara e a relatoria de comissões importantes, como Educação e Segurança Pública.

AÉCIO X CUBANOS – Provedores de uma estatal cubana, a Etecsa, foram usados por um perfil que fez ataques ao senador Aécio Neves nas redes sociais durante a campanha presidencial de 2014. A Etecsa é a empresa de telecomunicações do governo autorizada a fornecer conexão de internet em Cuba. O uso dos provedores da estatal foi revelado em processo que Aécio move há quase três anos na Justiça de São Paulo, com o intuito de quebrar o sigilo dos perfis e identificar seus detratores. A ação tem como alvo disseminadores de informações que vincularam o tucano ao consumo e tráfico drogas, em meio à disputa pelo Palácio do Planalto contra a ex-presidente Dilma.

ALCAÇUZ – A Força Nacional encontrou três túneis ao redor do presídio de Alcaçuz, entre ontem e hoje. A informação é da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte. Ainda segundo a pasta, todos eles já foram fechados pelos próprios agentes de segurança. No último sábado, o governo estadual colocou contêineres dentro da penitenciária para separar presos do PCC e do Sindicato do Crime, que circulavam livremente pelo local.

FMI – Um relatório do Fundo Monetário Internacional informa que o Brasil terá o segundo pior resultado entre as grandes nações da América Latina em 2017 e 2018. O FMI estima que a economia do país irá crescer 0,2% este ano e 1,5% no ano que vem. Segundo o Fundo, o prolongamento da recessão no ano passado, o desemprego e o nível de endividamento pioraram as previsões de crescimento brasileiras.

FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, a taxa básica de juros irá encerrar 2017 em 9,50%. A estimativa para 2018 é de 9,38%. Os analistas de mercado voltaram a projetar queda da inflação, que passou de 4,80% para 4,71% em 2017. Para o ano que vem, a expectativa do IPCA é de 4,50%. As previsões para o crescimento do PIB permaneceram inalteradas em 0,50% neste ano e, em 2,20%, em 2018.

ENSINO – Um levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação revela que quase metade dos professores do Ensino Médio do país dão aulas de disciplinas para as quais não têm formação específica. Dos 494 mil docentes que trabalham nessa faixa, 228 mil atuam em pelo menos uma disciplina para a qual não têm formação. O problema atinge redes públicas e escolas privadas e é mais grave em algumas matérias, como Física.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.