Confira aqui o que você não ouviu em “Os Pingos nos Is” de 29/03/2017

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2017 13h39

O que Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown não comentaram nesta quarta-feira (29), você confere aqui:

PF X RJ – A PF deflagrou a Operação “O Quinto do Ouro”, que investiga crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva praticados por integrantes do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. Cinco dos sete conselheiros do TCE foram alvos de prisão temporária, suspeitos de receber propina como contrapartida para favorecer a análise de contratos sob fiscalização do órgão. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, também foi um dos alvos e levado coercitivamente para depor – não se sabe, porém, a relação de Picciani com os casos.

TCE – Composto por sete integrantes, apenas a corregedora Marianna Montebello não foi atingida pela Operação “O Quinto do Ouro” no TCE. Sendo assim, a sessão prevista para esta quinta no tribunal não será aberta. Segundo O Globo, embora exista um quadro de auditores substitutos para o lugar de uma vacância, a legislação estadual só permite a substituição de um suplente. A alternativa seria uma decisão liminar tomada pelo relator do caso, Félix Fischer, do STJ, no sentido de afastar a exigência legal para não parar os trabalhos do órgão.

TERCEIRIZAÇÃO – Coordenados por Renan Calheiros, nove senadores do PMDB assinaram uma carta que recomenda que o presidente Michel Temer não sancione a lei de terceirização, como aprovada pela Câmara na semana passada. Renan defendeu que a proposta aprovada vai precarizar e retroceder as relações de trabalho e atropelar as conquistas que foram feitas ao longo dos anos. Ironizou: “Da forma como está, a terceirização será o ‘boia-fria.com'”.

RENAN – O senador Renan Calheiros fez críticas à reforma da Previdência. Disse: “Essa reforma é muito exagerada e muito ruim do ponto de vista federativo. Ela esmaga algumas regiões, trata igual o desigual”. Renan avalia que a elevação da idade mínima de aposentadoria no Nordeste, onde existem mais trabalhadores manuais e rurais, é desigual. Afirmou: “Vão morrer sem se aposentar”.

BENEFÍCIOS – O presidente Michel Temer decidiu acabar com benefícios fiscais concedidos a vários setores da indústria e bloquear R$ 32 bilhões do Orçamento para fechar 2017 sem aumentar ainda mais o rombo nas contas públicas. A meta fixada pela equipe econômica é reduzir o deficit deste ano a R$ 139 bilhões, o equivalente a 2% do PIB.

REQUIÃO X JANOT – O senador Roberto Requião leu o relatório do projeto sobre abuso de autoridade sem fazer qualquer alteração no texto, ignorando assim as propostas do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Entre as sugestões de Janot, está a que não permite punição por abuso de autoridade por divergência de interpretação ou avaliação de provas desde que a decisão esteja fundamentada. Para Requião, essa mudança permitiria a continuidade de abusos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.