Confira aqui o que você não ouviu no “Os Pingos nos Is” de 15/01/2015

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2015 19h41
Os assuntos que não foram comentados por Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos, nesta quinta-feira (15/01/2015), você lê abaixo:
CHALITA – O deputado estadual Gabriel Chalita, do PMDB, tomou posse hoje como secretário municipal de Educação de São Paulo. Em seu discurso, ele agradeceu o convite do prefeito Fernando Haddad e agradeceu também o governador Geraldo Alckmin, de quem foi secretário estadual de Educação. Apesar da lembrança a Alckmin, Chalita disparou inúmeras críticas à atual gestão da pasta. Segundo ele, a Secretaria estadual de Educação abandonou suas políticas públicas que, para ele, levavam a melhorias no setor. Na posse, os peemedebistas descartavam o lançamento de um candidato às eleições de 2016 em São Paulo. Em um acordo costurado por Lula e Temer, o partido recebeu 4 secretarias de Haddad e deve lançar, também, o vice da chapa de reeleição do atual prefeito. 
FRAUDE – A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira seis pessoas suspeitas de fraudar em 15 milhões de reais o seguro-desemprego no Distrito Federal. Das seis, quatro eram ex-servidores públicos. De acordo com a Polícia, as investigações tiveram início no fim do ano passado. Durante a apuração, os policiais identificaram a inserção de dados falsos no sistema de seguro-desemprego por funcionários do Ministério do Trabalho para a liberação de recursos. Ainda não está claro para a Polícia se os beneficiários estão envolvidos ou são vítimas do esquema. Cerca de 3 mil benefícios estão sob suspeita e foram bloqueados.
IBC-Br – O Banco Central divulgou hoje o Índice de Atividade Econômica, o IBC-Br, de novembro do ano passado e as notícias não são muito boas. Lembrando o ouvinte, o IBC-Br funciona como uma prévia do PIB. De acordo com o BC, a economia brasileira teve uma retração de 0,12% em 2014 até o mês de novembro. Isso mesmo, de janeiro a novembro do ano passado, o PIB brasileiro encolheu. A projeção do governo é de que 2014 tenha encerrado com um crescimento de 0,2% do PIB. Para 2015, o mercado aposta numa elevação de 0,4% da economia, conforme o último Boletim Focus.
VENEZUELA – Mais uma sobre a crise de abastecimento na Venezuela. A falta de mercadorias piorou durante as festas de fim de ano, levando muitas pessoas a formar filas nas primeiras horas do dia antes de os mercados abrirem. Eis que, nesta quinta, 3 estados venezuelanos proíbiram a formação dessas “filas noturnas”. Em alguns lugares, as autoridades estão controlando o acesso das pessoas aos mercados, usando o número de suas carteiras de identidade. De acordo com um levantamento feito pela imprensa local, a falta de produtos básicos já atinge 22% da população do país.
OSCAR – A Academia anunciou hoje os indicados  ao Oscar 2015. Os filmes com o maior número de indicações são “Birdman”, de Alejandro Iñárritu, e “O Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson – cada um concorre a 9 estatuetas. “O sal da Terra”, documentário sobre o fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, será o representante brasileiro na disputa. O filme, dirigido por Juliano Salgado e pelo alemão Wim Wenders, concorre na categoria de documentário com outras quatro películas e pode trazer o primeiro Oscar para o país. Na principal categoria, a de melhor filme, serão apenas oito longas-metragens na disputa: “Boyhood”, “Birdman”, “O jogo da imitação”, “O Grande Hotel Budapeste”, “Selma”, “Sniper americano”, “A teoria de tudo” e “Whiplash”. Uma curiosidade: Meryl Streep segue no posto de recordista de indicações ao Oscar. Nesta edição, ela recebeu sua 19ª, desta vez como melhor atriz coadjuvante, por seu papel em”Caminhos da floresta”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.