Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (10/12/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 10/12/2014 19h00

Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta quarta-feira em “Os Pingos Nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que concluiu que foram 434 os mortos e desaparecidos entre 1964 e aponta 377 pessoas que como responsáveis pelos crimes cometidos, incluindo os cinco presidentes do regime militar (confira o editorial completo aqui).

Após seu editorial, Reinaldo ainda destacou o episódio de Jair Bolsonaro e da deputada Maria do Rosário. O deputado Jair Bolsonaro, do PP-RJ, reagiu ontem (09) na tribuna da Câmara a um discurso contra a ditadura militar da deputada Maria do Rosário, do PT-RS, dizendo que só não a estuprava porque ela não merecia.

Em seu discurso na terça-feira, Maria do Rosário, que foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos, chamou a ditadura militar no Brasil de “vergonha absoluta”. Bolsonaro, que é militar da reserva, foi à tribuna em seguida. No momento da fala do deputado, Maria do Rosário deixou o plenário. E ele disse o seguinte: “Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, tu me chamou de estuprador, no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir”. Deputados que estavam na sessão já prometeram levar o caso ao Conselho de Ética da Casa.

Mona Dorf destacou o fim da CPI mista da Petrobras. O deputado Marco Maia (PT-RS) apresentou nesta quarta-feira o relatório final. Tal relatório não recomenda o indiciamento de nenhum dos envolvidos nas denúncias de corrupção na estatal. O documento, por sua vez, sugere apenas que as investigações da Operação Lava Jato sejam “aprofundadas”.

Outro destaque foi a delação do doleiro Alberto Youssef que chegou ao gabinete de Janot. Ele cruzará os dados desta delação com os depoimentos de Paulo Roberto Costa e os encaminhará ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. Assim, o ministro decidirá se homologa ou não a delação.

Outro destaque foi que mais um escritório dos Estados Unidos entrou com ação coletiva contra a Petrobras. O escritório de advocacia americano, Rosen Law Firm, entrou com ação coletiva contra a estatal, em nome dos aciosnistas que compraram ADR, ações da empresa, entre maio de 2010 e novembro deste ano. A intenção do escritório é recuperar as perdas que os ionvestidores tiveram pela companhia ter descumprido leis americanas do mercado de capital.

Patrick Santos destacou que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal deve apresentar ainda hoje (10) o seu voto sobre as contas da campanha de Dilma Rousseff.

A expectativa é de que Gilmar Mendes, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral, faça um relatório favorável à sua aprovação, ainda que, como custuma acontecer nesses casos, possa fazer algumas ressalvas.

O parecer da área técnica do TSE apontou irregularidades que representam 4% do total das receitas de Dilma (algo torno de 14 milhões) e 14% das despesas – cerca de R$ 48 milhões.
Segundo técnicos do Tribunal, um dos maiores problemas é a apresentação tardia de notas fiscais com datas retroativas.

Outros destaques foram:

– Apesar do esforço de ex-colegas do PT, que tentaram adiar mais uma vez a cassação do deputado André Vargas, o plenário da Câmara cassou nesta tarde (10) o mandato do ex-parlamentar, acusado de intermediar negócios do doleiro Alberto Youssef. Foram 359 votos a favor, 6 abstenções e apenas um contra a perda de mandato. Vargas, que foi uma das principais lideranças petistas na Casa, está inelegível por 8 anos.

– O emprego na indústria registrou queda de 0,4% em outubro na comparação com o mês anterior. Foi a sétima queda consecutiva mensal. Na comparação anual, o desempenho é pior ainda. Em relação a outubro de 2013, o emprego no setor recuou 4,4% – a trigésima sétima queda consecutiva quando se compara o mês ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o IBGE, 16 dos 18 setores pesquisadores perderam empregados. O destaque negativo ficou com a indústria de meios de transporte, onde o pessoal ocupado diminuiu 8,1%, refletindo o mau momento da indústria automobilítica nacional.

– O ministro Aroldo Cedraz tomou posse hoje pela manhã na presidência do Tribunal de Contas da União para o ano de 2015. Ele vai substituir Augusto Nardes, que estava no cargo há 2 anos. Em seu discurso, Cedraz alertou para a necessidade de o país recuperar a confiança da sociedade e do mercado. O novo presidente do TCU disse, no entanto, estar seguro de que a presidente Dilma Rousseff pode desempenhar bem esse papel.

– Uma comissão do Senado dos Estados Unidos divulgou ontem (09) um relatório sobre o trabalho da CIA no pós 11 de setembro. E segundo os senadores, as torturas e os métodos de interrogatório utilizados pela CIA contra suspeitos de terrorismo praticados após os atentados de 2001 foram muito mais brutais do que a agência admitiu até agora e não apresentaram resultados para conter ameaças. O documento, que levou cinco anos para ser preparado, dá detalhes das técnicas controversas utilizadas pela agência para interrogar detentos em prisões secretas ao redor do mundo. Entre os métodos estão a privação de sono por mais de 180 horas, simulações de afogamento, espancamentos e banhos de gelo.

– Uma pesquisa divulgada hoje pelo IBGE revela que o número de fumantes caiu no Brasil em 2013. Segundo o levantamento, 18% da população fumava em 2008 (aproximadamente 24 milhões e meio de pessoas); no ano passado, esse número caiu para 15%, algo em torno de 22 milhões. A pesquisa também trouxe outros dados interessantes: As pessoas de faixa etária entre 40 a 59 anos são os maiores consumidores de cigarro, 19,4% do total. Elas são seguidas pelos maiores de 60 anos (13,3%), pelas pessoas de 25 a 39 anos (13,2%) e pela faixa dos 18 aos 24 anos (10,7%).

Os sem instrução ou com fundamental incompleto lideram o ranking de fumantes com 20,2%; em seguida, 16,6% tinham o ensino fundamental completo e médio incompleto. 10,4% dos fumantes afirmaram ter ensino médio completo e superior incompleto, e 8,8% tem superior completo.

A região com mais fumantes é o Sul (16,1%), polo das fábricas de cigarros no país, seguida do Sudeste (15,1%) e do Nordeste (14,7%).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.