Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (20/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2014 19h33

O programa Os Pingos nos Is desta quarta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas das notícias comentadas neste 20 de agosto de 2014.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou sobre o governo Dilma e a economia, os quais classificou como um cachorro correndo atrás do próprio rabo. “Os bancos são obrigados a depositar no BC o valor correspondente a 20% do dinheiro que captam em depósitos a prazo. É o chamado compulsório. Esse dinheiro fica lá, guardadinho, recebendo como remuneração a taxa Selic. Por que o BC faz isso? O principal objetivo é conter a pressão inflacionária, evitando o excesso de circulação de dinheiro. No dia 25 de julho, para estimular o crédito — e, portanto, o consumo —, o BC liberou 50% desse valor para empréstimos. E como ele faz isso? Simplesmente deixa de remunerar o dinheiro. Se os bancos quiserem deixar a grana lá, lá ela fica, só que eles terão de pagar os rendimentos aos clientes, mas não vão receber nada por isso.

A tendência, então, é que os bancos emprestem esse dinheiro. Atenção! Hoje é dia 20 de agosto. Menos de um mês depois de ter tomado aquela medida, o Banco Central decidiu elevar de 50% para 60% essa fatia não remunerada. Ou seja: quer que os bancos emprestem ainda mais. Em julho, estimava-se que, no longo prazo, haveria uma liberação de R$ 45 bilhões para operações de crédito; com essa medida de hoje, outros R$ 10 bilhões se acrescentariam”, disse o apresentador

*Confira o comentário completo no áudio acima

Os apresentadores falaram também sobre a reunião dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) para decidir sobre o bloqueio de bens da presidente da Petrobras, Graça Foster. Porém, a decisão foi adiada em uma semana depois de terem acesso à matéria divulgada nesta tarde no O Globo.

Depois de entrar nos registros dos imóveis em cartório, o jornal mostrou que Graça Foster e o ex-diretor da área internacional da estatal, Nestor Cerveró, doaram patrimônio deles a parentes após o estouro do escândalo sobre a compra da refinaria de Pasadena no Texas. Com isso, os ministros do TCU acharam o fato extremamente suspeito e querem ver se há má-fé nisso.

Outro assunto debatido foi a confirmação dos Estados Unidos da autenticidade do vídeo divulgado pelo grupo extremista Estado Islâmico, do Iraque e do Levante, que mostra o jornalista James Fouley, de 40 anos, sendo decapitado pelos radicais. Ele era repórter do site Global Post na guerra civil na Síria quando foi sequestrado pelos rebeldes, em novembro de 2012.

No seu discurso, o presidente americano, Barack Obama, comparou a organização terrorista a um câncer e declarou que os Estados Unidos vão continuar enfrentando os extremistas. De acordo com o correspondente da Jovem Pan em Nova York, Caio Blinder, a degola do jornalista americano foi o primeiro ato de guerra contra os americanos de uma longa guerra iniciada.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta quarta-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.