Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (28/01/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2015 19h01

Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (28) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo comentou sobre a divulgação do balanço da Petrobras realizado nesta quarta. As ações da empresa entraram em “queda livre” hoje.

Reinaldo comentou sobre a divulgação da baixa dos números ocorrer quase ao mesmo tempo da primeira reunião ministerial de Dilma (saiba mais no editorial completo).

Mona Dorf trouxe em seu destaque a reunião ministerial de Dilma e o discurso da presidente, que “reapareceu após quase um mês de silêncio”. Em sua fala de 35 minutos negou aos quase 40 ministros presentes que haja contradições entre o governo que está começando e o discurso que defendia como candidata. Também pediu que os chefes das Pastas travem uma guerra de propaganda.

Dilma disse, também, que seu governo está tomando medidas para consolidar e ampliar “um projeto vitorioso nas urnas por quatro eleições consecutivas”.

Patrick Santos destacou as eleições para presidência da Câmara e do Senado, que acontecem no próximo domingo (1). O pleito da Câmara custará aos cofes públicos R$ 425 milhões. Ou seja a vitória de Arlindo Chinaglia (PT) ou Eduardo Cunha do PMDB, os principais nomes na disputa trará um custo de quase meio bilhão de reais ao país.

Chinaglia garante que, se eleito, vai reajustar a verba que os deputados têm para contratação de assessores, hoje em R$ 78 mil ao mês. O último reajuste de verba foi de 30% e ocorreu em julho de 2012. Já Cunha reeditou a ideia de levar a cobertura da TV Câmara aos Estados e promete implementar a transmissão da Rádio Câmara para cidades com 100 mil habitantes.

Outros destaques do programa foram:

– Em entrevista ao jornal “O Globo”, o procurador da República no Paraná Deltan Dallagnol disse que as empreiteiras não são vítimas, mas protagonistas do esquema de corrupção investigado na Lava Jato. O procurador também contestou a informação de que o Ministério Público Federal tenha dado qualquer recompensa ao doleiro Alberto Youssef por sua delação premiada.

– A Polícia Federal interrogou nesta tarde o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró. Segundo seu advogado, ele permaneceu em silêncio. Esse é o segundo interrogatório a que Cerveró é submetido desde que foi preso, há duas semanas. Desta vez, o objetivo é confrontá-lo com acusações feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, de que teria recebido propina para recomendar a compra da refinaria de Pasadena.

– Apesar de estarem extremamente irritados com a postura de Marta, Lula e dirigentes petistas continuam enviando sinais à senadora de que há a disposição do partido em negociar a sua permanência. A legenda oferece a Marta a candidatura petista ao governo de São Paulo em 2018, desde que ela não pleiteie a vaga de Fernando Haddad à reeleição da prefeitura paulistana.

– Estimativas do banco Credit Suisse apontam que um eventual racionamento de energia neste ano pode levar o Brasil à contração de 1,5% na economia. Ainda segundo a instituição, a chance de um racionamento está hoje em 40%. O economista-chefe da instituição no país, Nilson Teixeira, traçou também a perspectiva da inflação em 2015: o IPCA deve ficar acima de 7% e o cenário pode piorar mais caso haja racionamento.

– O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, pediu nesta quarta-feira ajuda ao governo federal para enfrentar a crise hídrica. Segundo o petista, se não houver redução no consumo em até 30%, o estado enfrentará um “grave racionamento”. Hoje também, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que, apesar da grave crise que afeta a região Sudeste, o Rio está em situação melhor que os demais Estados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.