Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quarta-feira (29/03/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 29/03/2017 13h38

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta quarta-feira (29) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o bate-boca entre o prefeito de São Paulo João Doria e um manifestante. Saiba mais no editorial completo.

CHAPA – O Ministério Público Eleitoral pediu ao TSE a cassação do presidente Michel Temer a inelegibilidade da presidente cassada Dilma Rousseff. O parecer foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, que atua na Corte Eleitoral por delegação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O julgamento da ação que apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger em 2014 começa na próxima terça. 

JBS – A JBS anunciou que vai dar férias coletivas aos funcionários de 10 de suas 36 unidades de abate bovinos no Brasil, a partir do dia 3 de abril. De acordo com a empresa, o período de férias será de 20 dias, que podem ser prorrogados por mais dez. A JBS explica que “a medida é necessária em virtude dos embargos temporários impostos à carne brasileira pelos principais países importadores, assim como pela retração nas vendas de carne bovina no mercado interno nos últimos dez dias”.

BREXIT – O Reino Unido entregou hoje a carta que oficializa o início de sua saída da União Europeia. A primeira-ministra britânica, Theresa May, enviou o documento a Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, evocando o Artigo 50 do Tratado de Lisboa. O Reino Unido e a União Europeia têm agora dois anos para negociar os detalhes do “brexit”. Após receber a notificação de Londres, Tusk disse: “já sentimos muito a falta do Reino Unido. Obrigado e adeus”.

OPERAÇÃO – A Operação “O Quinto do Ouro” teve como base as delações premiadas de Jonas Lopes, ex-presidente do TCE, e de seu filho, Jonas Lopes de Carvalho Neto. Jonas Lopes foi citado em delação do sócio da Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco Junior, segundo quem o ex-presidente do TCE teria cobrado R$ 1 milhão em propina para fazer vista grossa para irregularidades em obras públicas.

PREVIDÊNCIA – O presidente Michel Temer voltou a defender a aprovação da reforma da Previdência. Segundo ele, “se não fizermos essa reforma agora, daqui a três anos teremos que fazê-la”, e que se não a fizermos em 3 anos, “em 7, paralisamos o país”. O peemedebista acrescentou que, sem as mudanças, em 2024 o governo só terá dinheiro para pagar os servidores e a Previdência, sem condições de fazer investimentos sociais.

CÁLCULO – O governo decidiu manter a base de cálculo dos benefícios da Previdência como é hoje: correspondente aos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 -limitados ao teto que hoje é de R$ 5.531,31. O texto da PEC enviada ao Congresso diz que o cálculo seria feito com base na “média das remunerações utilizadas como base para as contribuições”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.