Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (08/12/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 08/12/2016 14h46

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (08) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo disse que o ministro do STF Marco Aurélio Mello tenta dar um jeito de derrubar o governo Temer. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

RENAN X STF – O presidente do Senado, Renan Calheiros, evitou comentar a decisão do STF que o manteve no comando da Casa: “Não tem o que comentar da decisão judicial, decisão judicial do STF é para se cumprir”.

EX-PRESIDENTES X RENAN – Circulou ontem na internet e nas redes sociais um boato de que o presidente Michel Temer e os ex-presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso teriam atuado para que os ministros do Supremo dessem um jeito de votar pela permanência de Renan Calheiros na Presidência do Senado a fim de não aumentar o clima de instabilidade política no país.

JORGE VIANA – O PT acha que o senador petista Jorge Viana, vice-presidente do Senado, deveria ter ficado quieto sobre o que faria no caso da PEC do Teto, que não deveria ter assinado o ato da Mesa que resistiu à liminar de Marco Aurélio e que deveria ter atuado para ficar no lugar de Renan Calheiros, o que seria visto como uma derrota da agenda Temer.

PROJETO X ABUSO DE AUTORIDADE – O projeto das punições para abuso de autoridade perdeu força no Senado e não seguirá adiante esse ano. A informação é da Folha. Renan Calheiros tem afirmado que a decisão final sobre a votação cabe ao plenário: “Qualquer decisão em relação à urgência de alguma matéria tem que ser decisão do plenário, não é do presidente”.

IMPEACHMENT X TEMER – Movimentos sociais entregaram hoje para o secretário-geral da Mesa da Câmara, Wagner Soares Padilha, um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer. O argumento é de que Temer cometeu crimes previstos na Constituição ao deixar de agir para impedir a pressão do ex-ministro Geddel Vieira Lima sobre o também ex-ministro Marcelo Calero. A peça leva a assinatura de representantes do MST, da CUT e da UNE. Cabe agora ao presidente da Casa, Rodrigo Maia, decidir se recebe ou não a denúncia.

IMBASSAHY – Michel Temer deve anunciar, nos próximos dias, a nomeação do deputado Antônio Imbassahy (PSDB) para a Secretaria de Governo, no lugar do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Imbassahy será o quarto tucano a ocupar um ministério no governo. A sigla já comanda as pastas de Cidades (Bruno Araújo), Justiça (Alexandre de Moraes) e Relações Exteriores (José Serra). A expectativa é de que Imabassahy tome posse até a próxima quarta-feira.

CENTRÃO X IMBASSAHY – De acordo com a Folha, o presidente Michel Temer ainda não anunciou Imbassahy na Secretaria de Governo porque o nome do tucano sofre resistência do chamado “Centrão”, da Câmara. Os parlamentares que fazem parte desse grupo estariam dispostos a travar a reforma da Previdência caso Imbassahy assuma a pasta. O grupo diz ver a decisão do Planalto como uma interferência na disputa pela presidência da Câmara em favor de Rodrigo Maia.

ABORTO X COMISSÃO – A Câmara instalou nesta quarta-feira (07) a comissão especial que vai analisar a PEC 58/2011. O conteúdo original do texto aumenta o tempo da licença-maternidade à mulher que tem um filho prematuro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.