Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (19/01/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2017 14h16

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (19) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o envio das Forças Armadas para as ruas de Natal. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

ZAVASCKI X AVIÃO – O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na corte, estava na lista de passageiros do avião que caiu, no mar de Paraty, na tarde desta quinta com quatro ocupantes a bordo. O filho do ministro, Francisco Zavascki, disse no Facebook: “Amigos, infelizmente, o pai estava no avião que caiu. Por favor, rezem por um milagre”. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro confirmou que ao menos três pessoas morreram na queda. O avião permanece submerso e três pessoas estão presas nas ferragens. Não há informações até o momento sobre um possível quarto passageiro. A aeronave, prefixo PR-SOM, havia saído do Campo de Marte, em São Paulo, às 13h01.

REBELIÃO X ALCAÇUZ – A rebelião na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, chegou ao sexto dia e os presos ligados ao PCC e à facção Sindicato do Crime voltaram a se enfrentar nesta quinta. Agentes penitenciários precisaram atirar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para conter o confronto. Presos feridos foram retirados do confronto pelos próprios detentos em um carrinho de mão.

PRESÍDIOS – Dezessete ônibus e um carro do governo foram incendiados em Natal. Em Caicó, no interior do Rio Grande do Norte, detentos da penitenciária estadual de Seridó deram início a um motim. Um preso morreu. Segundo a polícia, foi uma reação da facção Sindicato do Crime à chegada de detentos do PCC. Três veículos da Secretaria de Saúde da prefeitura e um ônibus foram incendiados.

ALCAÇUZ X TENTATIVA DE ASSASSINATO – Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, tentaram matar hoje o diretor da unidade, Ivo Freire. Ele havia se deslocado para uma das guaritas da cadeia durante o início do novo motim. No local, um tiro atingiu a parede, passando próximo a sua cabeça, e deixando ferimentos leves, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários. Ele foi atendido e passa bem.

FORÇA NACIONAL – O presidente Michel Temer autorizou o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança das ruas de Natal nesta quinta, após pedido do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Os militares só ficarão nas ruas, para que a PM do estado possa ir para a penitenciária de Alcaçuz. Em entrevista, Faria declarou que a intenção final do governo é esvaziar a penitenciária e interditá-la.

CARVALHO – Em carta ao PT, o ex-ministro Gilberto Carvalho recomendou que os congressistas da sigla tenham relevância no Legislativo, nem que isso signifique apoiar um candidato governista nas eleições pelas presidências da Câmara e do Senado. Para Carvalho, 2017 pode ser o ano da retomada e da revitalização da sigla.

EUA X LULA – Um grupo de 12 deputados do Partido Democrata dos Estados Unidos divulgou uma carta pública em defesa ao ex-presidente Lula, na qual acusa o juiz Sérgio Moro de persegui-lo por meio de decisões “arbitrárias”. O texto é endereçado ao embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral, e diz entre outras coisas:” Exortamos as autoridades federais do Brasil a fazer todo o possível para proteger os direitos dos manifestantes, líderes de movimentos sociais e líderes da oposição, como o ex-presidente”.

PCDOB X CÂMARA – A bancada do PCdoB decidiu apoiar oficialmente a candidatura à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM) para a presidência da Câmara. A decisão do partido é um revés para a candidatura do deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará, único representante da oposição na disputa. Agora, a única esperança de Figueiredo é um eventual apoio do PT, a segunda maior bancada da Câmara, com 57 deputados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.