Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (23/10/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2014 19h40

No programa Os Pingos nos Is desta quinta-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram destaque neste 23 de outubro de 2014.

O Ministério da Saúde deixou de aplicar cerca de R$ 131 bilhões no Sistema Único de Saúde entre 2003 e 2014. É o que mostra um levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina em parceria com a ONG Constas Abertas. O período se refere aos dois mandatos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e ao da atual presidente, Dilma Rousseff, ambos do PT.

A conta foi feita com base nos recursos autorizados pelo orçamento no período em relação ao que foi desembolsado pela pasta. Pela cálculo feito no estudo, somente no ano passado, R$ 12,78 bilhões permaneceram nos cofres – foram contigenciados (ou seja, embora previstos no orçamento, não foram usados).

Segundo o presidente da Conselho Regional de Medicina, Carlos Vidal, há uma histórica subutilização dos recursos, algo incoerente, sobre tudo quando se analisa as necessidades do setor. Ele ressalta ainda que os recursos seriam suficientes, por exemplo, para construir 320 mil Unidades Básicas de Saúde destinadas para atendimentos mais simples.

Em nota, o Ministério da Saúde, contestou os dados. Afirma que nos últimos dez anos os recursos totais empenhados pela pasta alcançaram a média anual de 99%.

Os apresentadores falaram também do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele vai comunicar na próxima reunião do Conselho de Administração de Itaipu Binacional, marcada para a quinta-feira da semana que vem, que deixará o colegiado. A decisão foi tomada sob pressão de integrantes do governo e de petistas, e é uma tentativa de evitar novos desgastes à campanha da presidente Dilma Rousseff, que enfrenta o tucano Aécio Neves em debate na TV Globo nesta sexta-feira. Vaccari é acusado de intermediar negócios entre fundos de pensão de estatais e empresas ligadas ao doleiro Alberto Youssef.

Outro assunto abordado foi a CPI mista da Petrobras. O PSDB apresentou nesta quinta-feira um pedido para ouvir a presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Os requerimentos são uma resposta ao PT, que pediu a convocação do candidato à presidência pelo PSDB, Aécio Neves, e de outros tucanos que participaram da campanha eleitoral de 2010. Segundo a oposição, é necessário ouvir Dilma, pois sua campanha nas últimas eleições teria recebido 2 milhões de reais do esquema de corrupção da Petrobras.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta edição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.