Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (18/08/2014)

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2014 18h57

No programa Os Pingos nos Is desta segunda-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas notícias que foram abordadas neste 17 de agosto de 2014.

Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou sobre a hipótese de Renata Campos sair como vice de Marina Silva (PSB), considerado por ele algo de páis na fase de capitanias hereditárias. “Confesso que cheguei a achar que era piada, mas , percebo agora, não é. Não! Pensa-se mesmo, a sério, em fazer de Renata Campos, a “Dona Renata”, candidata a vice na chapa que será encabeçada por Marina Silva. Dirigentes do PSB têm dito a interlocutores que será a seção de Pernambuco do partido a decidir a vaga — que terá de contar com a aprovação de Marina Silva.

Ai, ai, ai… Eduardo Campos e Marina Silva sempre ancoraram a sua postulação numa certa “nova política”. Mais de uma vez, indaguei aqui que novidade, afinal de contas, era essa. Marina, ainda que tenha tido uma origem pobre, de todos conhecida e bastante cantada em prosa, verso e subprodutos míticos, fez política tradicional segundo o roteiro petista: foi sindicalista, ajudou a fundar uma central de trabalhadores, ligou-se a movimentos sociais, disputou eleições… O que há de tão novo nisso?

Campos, então, era tradicional a mais não poder: neto de político, filho de políticos, vinha de uma tradição verdadeiramente fidalga, ainda que uma fidalguia com viés de esquerda. Por mais que “Dona Renata”, como Campos chamava a própria mulher, seja uma parceira de vida, uma militante política, essa militância nunca se tornou notória ou notável além do círculo doméstico. Seria candidata a vice de alguém que aparece em primeiro lugar numa simulação de segundo turno, ainda que possa ser uma situação transitória, por quê? Não faz sentido!”, disse o apresentador.

Outro assunto abordado foram os números do Datafolha. Em pesquisa divulgada nesta segunda, Marina aparece com 21% das intenções de voto, contra 20% de Aécio Neves (PSDB). Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, tem 36%*. Em um eventual segundo turno, Marina venceria Dilma por 47% a 43%.

Os apresentadores falaram também sobre o desafio do balde molhado. Justin Bieber, Justin Timberlake, Cristiano Ronaldo, Neymar, Luciano Huck, Ivete Sangallo e até mesmo Bill Gates e Mark Zuckerberg já entraram na brincadeira. Você enche um balde com água e gelo e despeja sobre sua própria cabeça. Depois disso, você desafia três amigos a fazerem o mesmo e publica o vídeo em uma rede social. A brincadeira tem, na verdade, um objetivo nobre. O desafio do balde de gelo começou como uma maneira de chamar a atenção para uma campanha de doação de recursos para uma associação que ajuda no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa que ataca as células do sistema nervoso central responsáveis pelos movimentos voluntários dos músculos – a doença do físico inglês Stephen Hawking. Segundo o Facebook, mais de 15 milhões de pessoas já postaram algo sobre o desafio ou interagiram com essas postagens. A entidade já arrecadou mais de 2 milhões de dólares com a iniciativa, muito mais do que imaginavam.

Confira no áudio acima, na íntegra do programa, esses e outros assuntos que foram ao ar nesta segunda-feira.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.