Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (27/06/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 27/06/2016 15h26

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (27) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo defendeu que o Brasil é maior que a Lava-Jato. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

DILMA X PEDALADAS – Perícia feita a pedido da Comissão do Impeachment no Senado indica que é incontestável que Dilma agiu para liberar créditos suplementares sem autorização do Congresso – ato classificado como crime de responsabilidade. Os peritos, porém, afirmaram que a presidente afastada não teve influência “direta ou indireta para que ocorressem os atrasos nos pagamentos” do Plano Safra, as chamadas pedaladas fiscais.

ADVOGADO X BERNARDO – O advogado Guilherme Gonçalves foi preso neste domingo em Guarulhos (SP). Ele teve a prisão preventiva decretada na Operação Custo Brasil, que investiga um esquema de corrupção no Ministério do Planejamento. Segundo os investigadores, Gonçalves seria o elo do ex-ministro Paulo Bernardo no caso.

GLEISI – Em discurso no plenário da Casa, a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, criticou a ação da PF, que classificou como midiática, e disse que irá lutar pela “restauração da dignidade e do nome” de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, preso na Operação Custo Brasil.

AÉCIO X LÉO PINHEIRO – Em delação premiada, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, vai dizer que a empresa pagou 3% de propina a auxiliares de Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, pela construção da Cidade Administrativa. Ao todo, a obra custou R$ 1,26 bilhão. Aécio nega qualquer irregularidade e diz que as acusações são falsas e absurdas.

CABRAL – De acordo com a Folha, a Lava-Jato acredita que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi beneficiário de propina em contratos públicos. Eles chegaram a essa conclusão com base em delações premiadas de executivos ligados à Andrade Gutierrez e nas investigações relacionadas à Camargo Corrêa.

RENAN – A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu propina no exterior por meio do lobista Jorge Luz, referente a um negócio da Petrobras na Argentina. Também são investigados o senador Jader Barbalho, do PMDB do Pará, e o deputado Aníbal Gomes, do PMDB do Ceará.

ACAREAÇÃO – O empresário José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares participaram de uma acareação hoje em Curitiba. O ponto de divergência entre os dois gira em torno do empréstimo de R$ 12 milhões. Bumlai revela que o valor era para o PT, e que o pedido para a liberação dos recursos partiu de Delúbio. O ex-tesoureiro nega as acusações.

DILMA – Em entrevista, a presidente afastada Dilma disse que pretende fazer um “governo de transição” até 2018 para garantir a “qualidade da democracia no Brasil”, caso não seja condenada no processo de impeachment no Senado.

CARDOZO X TURBANDO – Após almoçar com o ex-advogado da União Luís Inácio Adams, o ex-ministro José Eduardo Cardozo foi surpreendido com a conta já paga. Na nota fiscal, estava escrito: “Cardozo, uma cortesia do ilustre jurista Thomás Turbando”. O responsável pela brincadeira foi Eduardo Moreth Lopez, advogado que estava na mesa ao lado.

BOLSONARO – Nesta terça, o Conselho de Ética da Câmara se reúne para avaliar um pedido do PV, que quer instaurar um processo contra o deputado Jair Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar. Bolsonaro elogiou e defendeu a tortura do coronel Brilhante Ustra em seu discurso ao votar contra Dilma na sessão do impeachment.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.