Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (17/01/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2017 14h30

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta terça-feira (17) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo sugeriu a criação de uma Lei Antifacções. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

FORÇA NACIONAL – O presidente Michel Temer afirmou, por meio do porta-voz Alexandre Parola, que a crise no sistema prisional atingiu “contornos nacionais” e pede ações “extraordinárias”. Uma delas é o envio de homens das Forças Armadas para que atuem dentro dos presídios. A ideia é que eles façam inspeções rotineiras nas penitenciárias estaduais “em busca de materiais proibidos” e atuem em conjunto com as polícias locais.

REBELIÃO X CONFRONTO – A rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Natal, recomeçou por volta das 10h30 desta terça. Presos ligados à facção Sindicato do Crime tentaram invadir o pavilhão de número 5, ocupado por presos filiados ao PCC. A guarda externa, formada por policiais militares, tentou separá-los com bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha, mas não foram bem-sucedidos.

GOVERNADOR X RN – O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que, muito provavelmente, o PCC contou com a colaboração de agentes penitenciários ou policiais no motim que matou 26 pessoas, pois eles “tiveram armamentos e condição privilegiada para atacar à noite”. Faria afirmou ainda que o PCC mandou um recado para o governo, de que iria “tocar fogo em Natal”, caso os líderes da facção fossem transferidos para prisões de outros Estados. Segundo o governador, o RN “não se intimidou” e pediu ao Ministério da Justiça um avião para fazer a transferência de dez líderes do PCC.

GREVE X AGENTES RJ – Cerca de 4.500 agentes penitenciários do Rio de Janeiro entraram em greve a partir da meia noite desta terça. A paralisação por tempo indeterminado foi decidida durante assembleia. Segundo Gutemberg de Oliveira, presidente do sindicato da categoria, foram mantidos apenas os serviços essenciais, como alimentação e tratamentos de saúde. As visitas estarão suspensas e nenhum preso será conduzido a audiências judiciais.

TEMER X FHC – Segundo a Folha, o presidente Michel Temer tem a intenção de se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para debater penas alternativas para pessoas detidas com uma pequena quantidade de drogas. FHC é favorável à descriminação da posse para consumo próprio. O Planalto nega a infomação.

BOULOS – O líder do MTST, Guilherme Boulos, foi preso hoje em São Paulo acusado de participar de ataques com rojões contra a PM, incitação à violência e desobediência. Outro integrante do MTST, José Ferreira Lima, também foi detido. A prisão dos dois ocorreu durante uma reintegração de posse de um terreno localizado em São Mateus, onde cerca de 700 famílias ocupavam irregularmente a área. Boulos disse estar sendo vítima de perseguição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.