Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (18/10/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2016 13h42

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (18) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o livro que trata a morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

CENTRAIS – Segundo a coluna Painel, da Folha, as principais centrais sindicais decidiram organizar uma greve geral em todo o país em repúdio à proposta de reforma da Previdência. Os sindicalistas vão se encontrar na quarta, na sede da CUT, para definir a data da paralisação.

MOREIRA – O ministro Moreira Franco, secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, negou a denúncia de que teria recebido propina da Odebrecht. Segundo ele, isso é “uma mentira afrontosa”. Em delação, Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de relações institucionais da Odebrecht, teria contado que Franco lhe pediu, em 2014, quando era ministro da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma, uma contribuição de R$ 3 milhões.

PICCIANI – O Estadão desta terça trouxe uma denúncia envolvendo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Em acordo de leniência com a Lava Jato, a ex-executiva da Carioca Engenharia Tania Fontenelle teria afirmado que a sua companhia adquiriu cabeças de gado superfaturadas da empresa Agrobilara Comércio e Participações Limitada, da família Picciani. O objetivo seria gerar dinheiro em espécie que abasteceria o caixa dois da empreiteira.

TEMER – Em viagem ao Japão, o presidente Michel Temer comentou as recentes denúncias contra membros de seu ministério, que segundo ele, por enquanto, são apenas “alegações”: “É preciso que essas coisas se consolidem. Se um dia se consolidarem, muito bem, o governo verá o que fazer. Se a cada momento que alguém mencionar o nome de alguém na Lava Jato e isso passar a dificultar a ação do governo, fica difícil”.

COLÉGIOS – Os colégios invadidos do Paraná devem permanecer em recesso escolar até a próxima sexta (21). No Estado já são 600 colégios, oito universidades e dois núcleos regionais de ensino invadidos, segundo informações do Movimento Ocupa Paraná. A Secretaria de Estado da Educação calcula 570 locais. As invasões, segundo os estudantes, são uma forma de pressionar o governo a pedir a retirada da MP que reforma o ensino médio e da PEC do Teto.

AVIÕES DO FORRÓ – A PF deflagrou hoje, em ação conjunta com a Receita Federal, a Operação For All, que investiga fraudes no imposto de renda e lavagem de dinheiro que teriam sido cometidas por empresários do ramo musical. O principal alvo da ação é a empresa A3 Entretenimento, que administra, entre outras bandas, o grupo Aviões do Forró. Além da A3, outras 25 companhias do setor estão na mira. A investigação revela que a A3 subfaturava contratos, registrando valores correspondentes a 25 e até 30% do que era de fato acertado. O dinheiro sonegado era usado para ampliação patrimonial dos envolvidos – compra de imóveis e de veículos de luxo.

FUX – Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro do STF Luiz Fux disse que considera possível dividir as contas da campanha de 2014 da ex-presidente Dilma e do presidente Michel Temer. Dessa forma, elas poderão ser julgadas separadamente no processo do Tribunal Superior Eleitoral que pede a cassação da chapa. O pedido para separar as contas foi feito pela defesa de Temer, que tenta livrar o peemedebista de perder o mandato por causa de irregularidades na campanha.

REFORMA POLÍTICA – A Câmara instala nesta semana uma comissão especial para discutir uma reforma política. O presidente do colegiado ainda não foi definido. O relator da proposta será o deputado Vicente Cândido (PT), que defende que as empresas deveriam fazer doações para um fundo eleitoral, que seria gerenciado pelo TSE, e o dinheiro seria distribuído proporcionalmente aos partidos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.