Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (23/08/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2016 15h31

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (23) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo disse que o país não pode se contentar com a não explicação de Rodrigo Janot no caso envolvendo a delação de Léo Pinheiro. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

GOULART – Morreu nesta terça o jornalista Luís Filipe Goulart de Andrade, aos 83 anos. Ele estava internado na unidade do Itaim do Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa de Andrade, o apresentador tinha problemas no sistema cardiorrespiratório, que se agravaram nos últimos dias.

GENETON – O jornalista, escritor e documentarista pernambucano Geneton Moraes Neto morreu ontem, aos 60 anos, no Rio, em decorrência de um aneurisma na artéria aorta sofrido em maio. Ele estava internado havia quase três meses na Clínica São Vicente, na Gávea.

JANOT X VAZAMENTO – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que o vazamento envolvendo o nome do ministro do STF Dias Toffoli não partiu de membros do Ministério Público. Janot também comentou o fim das tratativas para um acordo de delação premiada com Léo Pinheiro, da OAS: “Declarei encerradas as negociações, isso não cheira mal, cheira bem. É uma maneira de MP impor sua atividade institucional”.

GILMAR X LAVA-JATO – O ministro do STF Gilmar Mendes disse que “é preciso colocar freios” na atuação dos procuradores da República. Ele não citou nomes, mas se referiu aos que trabalham na Lava-Jato.

OEA – O governo Temer prestou ontem esclarecimentos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA sobre o impeachment de Dilma. Em nota, a Câmara e o Senado negaram que tenha havido qualquer irregularidade na tramitação do processo, e afirmam ser “improcedente, descabida e sem nenhum fundamento constitucional, legal e jurisprudencial, a reclamação levada” ao órgão.

TSE – Perícia encomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral concluiu que ao menos três empresas contratadas pela campanha de Dilma em 2014 não conseguiram comprovar que prestaram o serviço prometido. O material foi anexado aos processos em tramitação na Corte que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer.

DEBATE – A TV Bandeirantes realizou ontem o primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de São Paulo: Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB), João Dória (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (Solidariedade). O atual prefeito se envolveu num embate com Major Olímpio, em que o petista sugeriu que as polícias Militar e Civil fazem corpo mole e deixam a droga chegar à Cracolândia. Doria concentrou as críticas para Haddad e Marta; já a peemedebista preferiu atacar Haddad.

MARINA X DEBATE – Acompanhado de Marina Silva, o candidato pela Rede Sustentabilidade à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Young, fez uma transmissão ao vivo com comentários sobre o debate da Band, do qual não pôde participar. Para Marina, “foram criadas uma série de barreiras para evitar a participação de Rede em pé de igualdade com os outros partidos”, disse ao criticar as mudanças na lei eleitoral.

PADILHA – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o governo federal não vai negociar reajuste com nenhuma categoria do funcionalismo público até o desfecho do processo de impeachment, no Senado. Segundo Padilha, o governo também decidiu que não haverá aumento de imposto neste ano ou no próximo para atingir a meta fiscal.

REAJUSTE X SUPREMO – A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado adiou em uma semana a votação do projeto que trata do aumento do salário de ministros do STF. O senador Ricardo Ferraço (PSDB), relator do texto, apresentou um parecer contrário ao reajuste, que, segundo ele, é incompatível com o momento do país. Em contrapartida, o senador Valdir Raupp (PMDB) apresentou voto em separado, defendendo o aumento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.