Polícia descobre esquema de desvio de combustível de duto da Petrobras em SP

  • Por Jovem Pan
  • 15/12/2016 06h07
SP - EXTRAÇÃO CLANDESTINA GASOLINA DUTO PETROBRAS/ITAQUAQUECETUBA - GERAL - Policiais militares, Bombeiros e técnicos da Defesa Civil são acionados para conter vazamento em um poço clandestino ligado a um duto da Petrobras, em Itaquaquecetuba (SP), na noite desta quarta-feira (14). A escavação usada por criminosos para extrair gasolina funcionava em uma borracharia de fachada na Estrada do Bomsucesso. No local havia três tanques com mais de 20 mil litros de combustível. 15/12/2016 - Foto: EDU SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Edu Silva/Estadão Conteúdo Polícia descobre esquema de desvio de combustível de duto da Petrobras em SP - AE

Polícia descobre esquema de furto de combustível de duto da Petrobras em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. O esquema que desviava combustíveis direto do oleoduto da petrolífera só foi descoberto no final da noite desta quarta-feira (14) graças a um vazamento.

Vizinhos do entorno de uma borracharia, localizada na altura do número 1300 da Estrada Bonsucesso – Itaquaquecetuba, no Bairro Rio Abaixo, sentiram um forte odor de gasolina e, cientes da existência da tubulação, decidiram ligar para a Polícia Militar.

PMs do 35º Batalhão foram até o endereço, mas não havia ninguém no local. Após confirmar o cheiro forte de combustível, os policiais decidiram entrar no imóvel, onde descobriram todo o esquema.

No terreno, foram instalados sete tanques, com capacidade para três mil litros cada, que foram ligados a uma tubulação, a três metros de profundidade.

O encanamento, por sua vez, com 5 metros de comprimento, estava conectado a um oleoduto da Petrobras, do qual desviava combustível. Além dos tanques, que estavam cheios, totalizando 21 mil litros de combustível, na borracharia estava estacionado um caminhão-tanque.

Devido ao vazamento que estava ocorrendo, os policiais isolaram a área e acionaram a Defesa Civil, Cetesb, Petrobras e o Corpo de Bombeiros. Homens da Eletropaulo também foram chamados para desligar a energia elétrica da região, devido ao risco de incêndio e explosões.

A Petrobras providenciou cinco caminhões tanques para o transbordo do combustível que havia nos tanques.

Ainda não se sabe há quanto tempo o furto estava ocorrendo. A Polícia vai tentar identificar os responsáveis pelo local e os possíveis receptadores do combustível desviado.

O delegado do Distrito Policial Central de Itaquaquecetuba registrou a ocorrência.

*Informações do repórter Paulo Edson Fiore

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.