Secretário defende aprovação da reforma da Previdência sem mudanças

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2016 09h31

Segundo Caetano Reprodução/Youtube Marcelo Caetano - Reprodução

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o secretário da Previdência, Marcelo Caetano, afirmou que o projeto de reforma tem estimativa de aprovação no Congresso no início do segundo semestre.

“Qualquer reforma previdenciária no mundo inteiro não é algo simples. Se parece com reformas em países europeus. Lá teve processo de debate bastante intenso e aqui também eu espero que ocorra. A tramitação [do projeto] já está no Congresso. A gente estima que seja possível a aprovação da reforma no início do segundo semestre, mas quem determina tempo político é o próprio Congresso”, disse.

Bastante criticada, a reforma da Previdência proposta pelo Governo pode ser modificada a se depender do que o Congresso decidir. “Governo encaminhou sua proposta ao Congresso. Quando encaminhamos temos a convicção de que esse é o caminho necessário. Mas como vivemos em uma democracia, o Congresso é o palco do diálogo social e ali se define o que pode acontecer para frente”, explicou.

A reforma da Previdência propõe que a regra de cálculo do benefício seja um piso de 51% da média de salários de contribuição do trabalhador acrescido de 1 ponto porcentual por ano de contribuição. Na prática, o piso será de 76% da média de salários, uma vez que a idade mínima subirá para 25 anos, explicou na última terça-feira (6), o secretário da Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.

O benefício será limitado a 100% da média de salários de contribuição – o que, na prática, implica que o trabalhador terá de contribuir por 49 anos para ter direito ao benefício integral.

Confira a entrevista completa:

*Com informações de Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.