STF sorteia nesta quinta-feira (02) novo relator da Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2017 06h10
Divulgação Supremo Tribunal Federal - DIV

O Supremo Tribunal Federal vai sortear nesta quinta-feira (02) o novo relator da Operação Lava Jato para o lugar de Teori Zavascki. Nesta quarta, o tribunal confirmou a mudança do ministro Edson Fachin da Primeira para a Segunda Turma.

Antes, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lucia, consultou os mais antigos para saber se algum deles tinha o interesse pela transferência. Mais cedo, o ministro Marco Aurélio já havia sinalizado que não: “não fico aliviado porque nunca fugi de trabalho e enfrentamento de grandes questões, mas é claro que prefiro assistir tudo da arquibancada”.

O ministro Roberto Barroso também não demonstrou interesse: “quem quer que entre no lugar vai honrar a tradição da Casa e a memória do ministro Teori. A gente tem que ter essa confiança”. Os ministros Luiz Fux e Rosa Weber também tinham sinalizado que não possuíam a pretensão de mudar de Turma.

O sorteio será realizado apenas entre os cinco ministros da Segunda Turma: Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Celso de Mello já defendia a necessidade de se resolver a questão rapidamente. Por ele, o sorteio já poderia ter sido realizado nesta quarta-feira (01). Vale ressaltar que ontem foi a reabertura dos trabalhos do Judiciário.

No primeiro dia do trabalho, o STF retomou a discussão em torno da possibilidade de réus ocuparem cargos na linha sucessória da presidência da República, mas ela foi adiada novamente por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.