Guia da votação: o que levar, selfie, bebida, biometria; confira o que pode ou não

  • Por Matheus Meirelles e Renato Barcellos/Jovem Pan
  • 27/10/2018 14h25
José Cruz/Agência Brasil A Jovem Pan reuniu as principais informações que você precisa para esclarecer essas dúvidas que aparecem com a chegada das eleições.

O 2º turno das eleições 2018 acontece dia 28 de outubro, e com a chegada desta data, alguns questionamentos são muito frequentes. A Jovem Pan reuniu as principais informações que você precisa para esclarecer essas dúvidas que aparecem com a chegada das eleições.

Primeiro é importante saber os cargos que serão decididos nessa fase da votação e os documentos que precisam ser apresentados. Treze estados brasileiros já definiram seu governador no 1º turno, por isso, votam apenas para Presidente (dois números). Os estados que terão seu futuro definido no 2º turno votam primeiro para o Governo (dois números).

O quê levar

No dia da votação, é obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto, como certificado de reservista – para os homens – carteira de trabalho, CNH e identidades funcionais. Certidões de nascimento e casamento não são aceitas pelos mesários. Quem já realizou o recadastramento biométrico, poderá votar apenas apresentando o E-título, por meio de aplicativo em smartphone.

Horário

Em relação ao horário, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral, as votações ocorrerão das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde, respeitando o fuso de cada local.

Cola

É permitido levar a “cola” para não esquecer os número dos candidatos. Entretanto, ela deve ser de papel.

Selfies

O TSE proíbe o uso de celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou outros dispositivos eletrônicos que possam prejudicar o sigilo do voto.

Manifestações

A justiça permite demonstrar a preferência política com uso de bandeiras, broches ou adesivos. Mas,  a manifestação precisa ser silenciosa e individual, sendo proibido a concentração de pessoas uniformizadas, o uso de alto-falantes e a distribuição de santinhos.

Lei Seca

A venda fica proibida das 6 horas da manhã às 6 horas da tarde, mas a aplicação da Lei Seca fica a critério das Secretarias de Segurança Pública de cada Estado ou município.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.