Impulsionamento de conteúdos por candidatos alcança R$ 2 milhões

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2018 09h49
Reprodução/TSE Impulsionamento de conteúdos por candidatos alcança R$ 2 milhões A Eleição de 2018 é a primeira na história do Brasil em que é permitido impulsionar conteúdo na internet para fins eleitorais

De acordo com o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, entre os dias 16 e 30 de agosto, o gasto total com campanhas com impulsionamento de conteúdo eleitoral na internet declarado à Justiça Eleitoral por candidatos e partidos alcançou o total de R$ 2.039.180,19. Na disputa ao Palácio do Planalto, a quantia total com ações nas redes sociais foi de R$ 50 mil.

Os candidatos aos governos do estados brasileiros declararam gastos que totalizam R$ 650.240,00. Os que disputam uma vaga ao Senado alcançaram o valor de R$ 330.600,00. Os políticos que buscam uma vaga na Câmara Federal informam a destinação de R$ 597.977,70 para campanha de impulsionamento na internet, já os candidatos às assembleias legislativas desembolsaram R$ 398.390,48. Entre os que disputam vagas na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o gasto foi de R$ 4.900,00. Já as direções estaduais e distritais dos partidos revelaram ter gastado R$ 7 mil.

A Eleição de 2018 é a primeira na história do Brasil em que é permitido impulsionar conteúdo na internet para fins eleitorais, desde que identificado de forma inequívoca e contratado exclusivamente por partidos políticos, coligações, candidatos e seus representantes, conforme determina a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e a Resolução TSE nº 23.551/2017, que dispõe sobre propaganda eleitoral. Entretanto, a norma veda a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet.

Outras alterações, que ocorreram além do impulsionamento de conteúdo e controle de gastos, preveem a proibição do uso de perfis falsos e robôs, responsabilização pela remoção de conteúdo e direito de resposta pelo mesmo meio utilizado para divulgar o conteúdo ofensivo.

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