Datafolha mostra vantagem de ‘candidatos de Bolsonaro’ no RJ e em MG

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2018 19h52
MARCELO FONSECA/ESTADÃO CONTEÚDOWilson Witzel (PSC) lidera a corrida ao governo do Rio de Janeiro

As pesquisas Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (18) mostram que os candidatos alinhados ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) para os governos do Rio de Janeiro e Minas Gerais têm uma ampla vantagem sobre seus adversários.

No Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) aparece com 61% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes (DEM) tem 39%. Levando os votos totais, Witzel tem 50%, contra 33% de Paes. Brancos e nulos somam 11% e 6% não opinaram.

Em Minas Gerais, a vantagem de Romeu Zema (Novo) é ainda maior. Ele tem 71% dos votos válidos, contra 29% de Antonio Anastasia (PSDB). Considerando os votos totais, Zema tem 58% e Anastasia 24%. Brancos e nulos somam 10%, e 9% não opinaram.

Wilson Witzel e Romeu Zema foram as grandes surpresas das eleições estaduais. Os dois candidatos só apareceram nas pesquisas de intenção de voto como possíveis concorrentes para o segundo turno na reta final da campanha, depois de se posicionarem a favor de Bolsonaro no último debate na TV — em Minas Gerais, Zema afirmou que o presidenciável do PSL e João Amoêdo (Novo) eram os “candidatos diferentes”. Ambos foram os candidatos a governador mais votados em seus estados.