Bolsonaro assina compromisso para ‘defender e promover a união entre homem e mulher’

  • Por Jovem Pan
  • 20/10/2018 17h15
Reprodução/FacebookNa imagem, Jair Bolsonaro, Dom Orani e Flavio Bolsonaro com o documento

Nesta semana, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) assinou um termo de compromisso produzido por uma entidade chamada Voto Católico Brasil em que se comprometeu a “promover o verdadeiro sentido do Matrimônio, como união entre homem e mulher”. O documento foi compartilhado no site da instituição e circulou nas redes sociais, onde recebeu críticas de defensores da união homoafetiva – aprovada em 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça – e também elogios de parte do público religioso.

Na página, a organização diz que é independente e formada por “leigos conscientes da dificuldade que o eleitor católico, por mais orientações que receba, tem de votar em bons candidatos”. Afirma ainda que não tem vinculação institucional com nenhuma associação ou diocese, incluindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Escolha um candidato católico, verdadeiramente comprometido com os valores irrenunciáveis da nossa Fé. Escolha entre aqueles que não têm medo de confessar a sua fé e assinar o Termo de Compromisso”, diz o site, falando diretamente com os internautas.

No termo em questão, Bolsonaro “assumiu o compromisso de defender e promover o direito pleno à vida desde a concepção até a morte natural, combatendo toda lei ou decisão a favor do aborto, da eutanásia, de pesquisas com embriões humanos e da clonagem humana; o verdadeiro sentido do Matrimônio, como união entre homem e mulher, a Família constituída de acordo com o ensinamento da Igreja e seu direito de educar seus filhos; o respeito à Fé católica; o combate à ideologia de gênero; o ensino religioso confessional; o combate à liberação das drogas e à prostituição”.

Em seguida, comprometeu-se também com questões sociais, como combater a pobreza e a escravidão. O documento é assinado e tem firma reconhecida em cartório e pode ser encontrado neste link.