Ibope: Sem Lula na disputa, Bolsonaro lidera com 20%

  • Por Jovem Pan
  • 20/08/2018 19h09
MontagemConforme a pesquisa, 29% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e outros 9% não responderam ou disseram estar indecisos.

O candidato do PSL a Presidência da República, Jair Bolsonaro, lidera a disputa com 20% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, realizada a pedido da Globo e do Jornal Estado de S. Paulo, divulgada nesta segunda-feira, 20. Esse patamar é alcançado num cenário no qual o ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba, não é apresentado como candidato aos entrevistados.

Em segundo lugar no levantamento, aparece Marina Silva, da Rede, com 12%, seguida de Ciro Gomes, do PDT, com 9%. O tucano Geraldo Alckmin marca 7%, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, provável nome do PT na corrida após a cassação do pedido de candidatura de Lula pela Justiça Eleitoral, aparece com 4%, e Alvaro Dias (Podemos), tem 3%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conforme a pesquisa, 29% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e outros 9% não responderam ou disseram estar indecisos.

Cenário com Lula

O Ibope também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de Lula estar na corrida. Nesse cenário, o petista atingiria 37%. Bolsonaro recuaria para 18%, e Marina marcaria 6%. Os demais candidatos ficariam com: Ciro (5%), Alckmin (5%) e Alvaro Dias (3%).

Outros 16% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e outros 6% não responderam ou disseram estar indecisos.

Foram ouvidos 2.002 eleitores em 142 cidades, de 17 a 19 de agosto — portanto, a sondagem já contabiliza parte do reflexo do último debate dos candidatos na TV, na noite de sexta-feira.

A pesquisa do Ibope está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, TSE, com o número BR-01665/2018.