Pré-candidatos à Presidência homenageiam as mães; confira

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2018 09h58
Reprodução/TwitterCiro Gomes (PDT) foi um dos pré-candidatos que relembraram fotos antigas com suas mães; outros focaram propostas para as mulheres

Os pré-candidatos à Presidência da República publicaram neste domingo (13), Dia das Mães, homenagens às suas progenitoras e/ou às mães de todo o Brasil. Confira as postagens:

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) mandou seus parabéns às mães e aproveitou para fazer campanha nas redes, destacando a questão da segurança pública, uma de suas principais bandeiras, além de defender um Estado mais liberal, proposta que abraçou mais recentemente. “Um presente verdadeiro é possibilitar que durmam mais tranquilas sabendo que seus filhos voltarão seguros para suas casas além de um Estado com menos interferência em muitas esferas”, escreveu.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) publicou vídeo em que deseja “Feliz Dia das Mães” a “todas as mães brasileiras que geraram no ventre e no coração” e lamenta estar passando o feriado longe dos quatro filhos que tem, Shalon, Danilo, Moara e Mayara. A pré-candidata destacou o trabalho da irmã Graça, que trabalha com educação em Nazária (PI).

Em sucinta mensagem, Ciro Gomes (PDT) expressou sua “muita saudade” da “querida mãe, Dona Mazé!”, com uma foto em que dança com ela, aparentemente em um casamento:

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) compartilhou foto com a esposa, Dona Lu, e a neta Isabella, desejou um bom feriado a todas as mães, avós e famílias, citou uma “historieta árabe” sobre o amor de mãe e disse: “não há nada mais sagrado do que a gente cuidar bem dos filhos e de nossos netos”.

O líder do MTST Guilherme Boulos (PSOL) compartilhou foto com sua mãe, Maria Ivete, “uma grande mulher, médica sensível e humana, que atua no atendimento a mulheres vítimas de violência”:

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) publicou vídeo com fotos em homenagem a sua mãe, dona Diva, “exemplo de honestidade e trabalho” e disse que sente a “presença” dela todos os dias:

A equipe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba na Lava Jato, inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas ainda apontado como candidato pelo PT, postou no Twitter imagem da mãe do petista e dedicou homenagem “a todas as mães que, como Dona Lindu, lutam com todas as forças para criarem seus filhos e darem a eles uma vida melhor”. “Não há nada mais justo e generoso do que uma mãe”, escreveu:

Manuela D’Ávila (PCdoB) é a que mais se manifestou até agora. Em um dos dois vídeos que postou, a pré-candidata reflete “sobre o que é ser mãe no Brasil”. Ela cita filas nos hospitais e diz que sempre quem acompanha “é a mulher”. Manuela disse que “é preciso tirar dos ombros carregados de opressão” das mulheres. O vídeo, que mistura imagens engraçadas de filmes a infográficos, fala de saúde, da renda de mulheres que chefiam os lares e apresenta três propostas: bolsa-desemprego pelo dobro do tempo e com valor dobrado para a mãe demitida nos primeiros dois anos após o parto, um esforço por mais vagas em creches e o fim do teto dos gastos. Manuela também compartilhou artigo opinativo de Dany Santos e destacou trecho que diz que “braços, beijos e cartões não esconderão as dificuldades diárias que as mães enfrentam, desde a violência no parto à dificuldade de permanecer no trabalho após o fim da licença-maternidade”.

O banqueiro e empresário João Amoêdo (Novo) escreveu: “Parabéns para todas as mães brasileiras. Não só hoje, mas todos os dias do ano, pois vocês são verdadeiras heroínas”.

Paulo Rabello de Castro (PSC) focou na violência e disse que hoje “é o dia para debater o que faremos para acabar com o medo que a mãe sente de perder o filho para a violência e para o tráfico”. Ele também publicou foto com sua mãe, dona Geralda, “exemplo de força, integridade e amor”:

Em uma das postagens, o senador Álvaro Dias (Podemos) publicou vídeo com música melosa e um bebê de colo. Uma voz diz que “toda mãe deseja um futuro melhor para seus filhos”. O pré-candidato aparece, sorridente, e diz: “eu também”.

O tempo passa, o tempo voa, os sentimentos se renovam ou se repetem! Feliz dia das mães!! #AlvaroDias

Publicado por Alvaro Dias em Sábado, 12 de maio de 2018

O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM), postou fotos com a família reunida e escreveu: “sem o apoio, o carinho da minha mãe, Mariangeles, eu não teria chegado ao cargo mais alto do Poder Legislativo”:

Hoje é o dia da pessoa mais importante da minha vida. Nos momentos mais importantes, e às vezes os mais difíceis, ela…

Publicado por Rodrigo Maia em Sábado, 12 de maio de 2018

O empresário Flávio Rocha (PRB), dono da Riachuelo, publicou imagem antiga com sua mãe e disse que as mães, “base da família, fazem uma revolução todos os dias em nossas vidas”. Ele também citou o poema “Para Sempre”, de Carlos Drummond, que lamenta as mortes das mães: “Fosse eu rei do mundo / Baixava uma lei: / Mãe não morre nunca”.

O presidente Michel Temer (MDB), que tem anunciado a aliados a desistência da pré-candidatura à reeleição, também se manifestou, dizendo que a mãe “nos ensina o valor da tolerância”.

Até o fechamento desta matéria, às 15h30, Aldo Rebelo (SD), Fernando Haddad (PT) e Jaques Wagner (PT) não haviam feito publicações em suas contas oficiais do Twitter e Facebook sobre o Dia das Mães.