Apuração do carnaval de São Paulo terá novo critério de desempate; nota mínima foi alterada

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2019 01h00
EDUARDO CARMIM/ESTADÃO CONTEÚDO Ao todo, 14 escolas de samba disputam título de melhor do carnaval paulistano

A segunda noite de desfiles do grupo especial do carnaval de São Paulo ainda não terminou, mas os componentes das escolas já aguardam as notas que os jurados estão atribuindo de torres espalhadas pelo sambódromo do Anhembi, na zona norte.

E o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba tem novidades este ano. Uma dessas mudanças acontece no sistema de atribuição de notas. A apuração dos resultados está marcada para a tarde da próxima terça-feira (5), na capital.

Antes, cada jurado lançava a nota de 8 a 10, variada em décimos – como 8,9 e 9,5, por exemplo. Agora, a nota mínima será 9, o que deve tornar a disputa ainda mais acirrada. No ano passado, mesmo com mais notas, as quatro primeiras colocadas tiveram 270 pontos.

Se houver empate, haverá um novo critério para definir a disputa. Até o último carnaval, o principal método de desempate era a consideração das maiores notas nos quesitos em ordem inversa à divulgação – essa regra deu a vitória à Acadêmicos do Tatuapé.

Com a nova ordem, apenas as três maiores notas continuam sendo somadas e a quarta (mais baixa ou igual às demais), descartada. Contudo – eis a grande mudança da apuração –, se houver empate, todas as notas voltarão a ser consideradas no total geral.

Regras básicas

Algumas regras obrigatórias continuam em vigor: os desfiles devem ter, no mínimo 55 minutos e, no máximo, 1h05. As escolas devem ter pelo menos 2 mil componentes, 50 baianas e um casal de mestre-sala e porta-bandeira – sem limite definido.

Além disso, as 14 agremiações do grupo especial devem ter cinco carros alegóricos (sem possibilidade de outro número) e a comissão de frente deve ter entre seis e 15 membros. O horário de entrada na avenida pode variar 20 minutos em relação ao previsto.

Ao todo, são nove os quesitos que serão avaliados: alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo. A ordem de divulgação das notas é sorteada antes da apuração, com membros das escolas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.