Celebrando Gilberto Gil, Vai-Vai faz um dos desfiles mais aplaudidos em SP

  • Por Jovem Pan
  • 11/02/2018 03h31 - Atualizado em 11/02/2018 04h42
GUILHERME RODRIGUES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO A Vai-Vai desfilou no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo (11)

Que os fãs da Vai-Vai costumam ser os mais fiéis do carnaval de São Paulo não é nenhuma novidade. E isso ficou comprovado mais uma vez no desfile deste ano da escola, realizado na madrugada de domingo (11). Assim que entrou na avenida com o tema Sambar Com Fé Eu Vou, celebrando a obra de Gilberto Gil, a agremiação do bairro do Bixiga foi recebida por gritos e aplausos no Sambódromo do Anhembi e assistiu a uma enorme coreografia de bandeirinhas em preto e branco balançando nas arquibancadas.

Os primeiros versos do enredo foram anunciados a capella pela intérprete oficial Grazzi Brasil, que participou no ano passado da mais recente edição do programa The Voice Brasil, na TV Globo. Outra curiosidade no time dos puxadores foi a estreia do sambista Belo, figura há tempos conhecida na quadra, que se uniu ao time oficialmente pela primeira vez.

O desfile contou com 26 alas, 5 alegorias e 3 mil componentes. Gil desfilou com sua família (menos as filhas Preta e Bela, que não conseguiram participar) acima de um dos carros vestindo o turbante dos Filhos de Gandhy, tradicional afoxé de Salvador. Embora tenha passado por problemas de saúde nos últimos anos, mostrou estar em forma cantando, emocionado, durante os 60 minutos. “Vejo em retrospecto minha vida toda. Essas alegorias, ornamentos e narrativas fazem referência a esses 50 e tantos anos de militância na música popular. O velho fica tranquilo (risos). Valeu a pena”, disse.

A letra do samba fez referência a diversas canções consagradas na voz do artista, entre elas Se Eu Quiser Falar com Deus, Filhos de Gandhi, Aquele Abraço, Domingo no Parque e, claro, Andar Com Fé. Além disso, tanto o início como o final apresentou os “lá lá iás” de Palco. Vale lembrar aqui que em 2015 a Vai-Vai utilizou o mesmo artifício em Simplesmente Elis, campeã daquele ano. Na ocasião, levantou a plateia com os “Ah hei! Ah hei!” de Maria, Maria.

Por fim, algumas alegorias, entre elas a que representou o período de exílio do músico, e alas, como a dos capoeiristas, chamaram a atenção pela originalidade, simplicidade e boa execução. Os entrosadíssimos Paula e Pingo, casal de porta-bandeira e mestre-sala, foram os outros destaques.

Com 15 títulos na sua história, a Vai-Vai lidera a lista de maiores vitoriosas do carnaval de São Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.