Jackie Chan faz 61 anos; confira sete curiosidades sobre o ator

  • Por Beatriz Coppi
  • 07/04/2015 15h47

Jackie Chan faz 61 anos

Wikimedia Commons Jackie Chan faz 61 anos

Nesta terça-feira (7), Jackie Chan completa 61 anos de idade. Consagrado em filmes de comédia, como o filme “Pequeno Grande Guerreiro” e a trilogia “A Hora do Rush” (1998, 2001 e 2007), que tem a quarta sequência confirmada para 2015, Chan é ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema e cantor chinês.  Para celebrar a data, a Jovem Pan Online separou sete curiosidades especiais sobre o artista.

1. Jackie Chan nasceu em Hong Kong, atual principal centro comercial da China, e seus pais escolheram colocar essa informação na hora de escolher o nome do filho. O nome de inteiro de Jackie Chan é Chang Kong-sang, que significa nascido em Hong Kong.

2.Em entrevista para a FOX News, publicada no dia 30 de setembro de 2007, a ator confessou que, apesar do sucesso da série, ele não é fã da trilogia “A Hora do Rush”, protagonizada por ele em dupla com Chris Tucker. “Quando terminamos de filmar, me senti muito frustrado, porque foi um filme que não apreciei e que não gostei das cenas de ação envolvidas, Senti que o estilo das cenas era muito americanizado e não entendi o humor americano”, declarou Jackie Chan.

3. Em 2002, foi lançado o documentário “Traces of a Dragon: Jackie Chan and his lost Family” (sem título em português, mas que, literalmente, significa “Traços de um Dragão: Jackie Chan e sua família perdida”).  Dirigido por Mabel Cheung, uma das mais renomadas diretoras chinesas, o longa-metragem conta a história de vida do ator. O título veio, porque o nome artístico de Chan na China é Sing Lung, que significa “tornando-se o dragão”.

4. No dia 6 de junho de 2013, Jackie Chan moldou suas mãos, pés e nariz para ser incluído na famosa Calçada da Fama, em Los Angeles. A curiosidade, porém, é que o ator é o primeiro a fazer o molde duas vezes, visto que o primeiro, tirado em 2001, foi roubado. Na ocasião, Jackie Chan relembra o quanto não acreditava, no começo de sua carreira, que seria eternizado na calçada da Hollywood Boulevard: “Vi tantas estrelas dando entrevistas e, na época, eu não tinha nada a ver com aquilo. Fiquei lá olhando, vi as mãos gravadas no chão, o tapete vermelho, a calçada da fama e me perguntei: quando vou ser lembrado assim”.

5. Em sua carreira de cantor, de 1989 a 2008, Jackie Chan gravou vinte álbuns. O último deles foi o álbum oficial das Olimpíadas de Beijing. Há quem diga que o álbum deu sorte ao país, afinal, a China levou o primeiro lugar (com 51 medalhas de ouro, 21 de prata e 28 de bronze).

6. Segundo o próprio Jackie Chan, o ator já quebrou todos os ossos do corpo e, inclusive, por não querer usar dublês nos seus filmes, ele já quase morreu em um set de filmagem. Nas gravações de “Armour of God” (1987), dirigido por ele, Chan caiu de uma árvore e chegou a fraturar o crânio.

7. Jackie Chan fundou duas instituições de caridade, em, 1988 e 2004. A primeira, The Jackie Chan Charitable Foudation (Fundação de Caridade Jackie Chan, em português), começou ajudando jovens de Hong Kong com bolsas de estudo, além de outros tipos de ajuda que os jovens necessitassem e as doações permitissem. Com o passar dos anos, porém, a Fundação ampliou suas atividades para oferecer auxilio médico a vítimas de desastres naturais. A instituição mais jovem, The Dragon’s Heart Foundation (A Fundação do Coração do Dragão), busca ajudar a suprir as necessidades básicas de crianças e idosos nas áreas remotas da China.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.