Falta cultura para cuspir na estrutura: Tico Santa Cruz dá aulas de política no Facebook

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2015 08h38
Reprodução/Facebook

“A verdade é que tá todo mundo puto, desculpe o palavrão, mas não tem outra maneira de expressar o problema”, explica o professor Tico Santa Cruz durante aulas informais sobre o funcionamento dos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal. O roqueiro se diz indignado com as notícias de corrupção e pede para que os fãs não se deixem influenciar apenas por um lado na disputada política e ideológica.

E faz muito sucesso.

Com vídeos que ultrapassam facilmente mais de um milhão de visualizações, o artista, que chegou a cursar Ciências Sociais, está empenhado em explicar que o problema do Brasil não está apenas na figura da presidente Dilma Rousseff, mas, sim, no “sistema”. “Ao invés de ir para rua pedir impeachment, a gente deveria ir para rua pedir reforma política”, acredita ao apontar o financiamento privado de campanhas políticas como um dos motivos para corrupção no meio político.

Tico propõe que todos os políticos matriculem os filhos em escolas públicas e que sejam tratados através do Sistema Único de Saúde (SUS) para que possam exercer os mandatos. “Assim, os políticos de esquerda e direita seriam todos obrigados a trabalhar por uma Saúde e Educação desse país de qualidade”, acredita. Mais de quatro milhões de pessoas assistiram ao vídeo de menos de dois minutos.

Na mais recente gravação, o carioca usa uma lousa magnética infantil para explicar a competência dos governo federal e explica. “Se vocês acharem que todos os problemas do Brasil se resumem a presidência, a gente não vai conseguir resolver todos os problemas”. Uma seguidora do músico agradeceu e recomendou a postagem para os amigos. “Obrigada Tico Santa Cruz, em 9 minutos de vídeo você  explicou o que nenhum professor de história do meu colégio conseguiu me explicar em anos! Assistam, por favor”, indicou.