No Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Turma da Mônica continua como favorita no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2015 17h32
Turma da Mônica

Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. A comemoração é em razão do lançamento do suplemento juvenil de Adolfo Heinzl, um dos grandes caricaturistas da imprensa brasileira.

A trajetória da história em quadrinho no Brasil chama atenção desde o século 19, com charges que saíam em publicações na imprensa. Passagens pela revista Tico Tico, a revista Cruzeiro, várias revistas que marcaram a história dos brasileiros já encantaram diversas pessoas.

Os jornaleiros falam que os gibis são mais comprados para as crianças e, claro que, o orgulho nacional continua sendo a Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, que teve início nos anos 60.

O repórter Victor LaRegina conversou com a jornaleira Zilda Lima, que tem uma banca há 15 anos na Avenida Paulista e ela falou da grande predileção pela Turma da Mônica, mas que não tem muito tempo pra ler: “Eu lia bastante, mas ultimamente nem dá tempo de ler, dou só uma olhadinha”.

Em relação aos mangás, que vêm crescendo cada vez mais no Brasil, Zilda disse que eles chegam a superar as vendas dos gibis infantis. Mas não se pode negar que os gibis continuam sendo os favoritos dos pais e das crianças, que ainda os usam para serem introduzidos à leitura.