Steve Mcqueen receberá prêmio especial da Academia de Cinema Europeu

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2014 12h39

Berlim, 29 set (EFE).- O ator e o diretor de cinema britânico Steve Mcqueen receberá o prêmio especial da Academia de Cinema Europeu, informaram nesta segunda-feira fontes dessa instituição, com sede em Berlim.

Mcqueen, cujo longa “12 Anos de Escravidão” obteve neste ano o Oscar de melhor filme, será homenageado com o prêmio no dia 13 de dezembro na capital da Letônia, Riga.

O júri dos prêmios europeus destacou em sua argumentação tanto sua trajetória como atos como seu trabalho na direção, com filmes como o mencionado, além de “Fome” e “Shame”, interpretados por Michael Fassbender.

A Academia de Cinema revelou os 50 pré-selecionados na categoria de melhor filme do ano, entre eles os espanhóis “Hermosa Juventud”, de Jaime Rosales; “La herida”, de Fernando Franco; “Vivir es fácil con los ojos cerrados”, de David Trueba: e “Caníbal”, de Manuel Martín Cuenca.

Os finalistas desta lista serão anunciados em 8 de novembro, no Festival de Cinema de Sevilha.

A Academia de Cinema Europeu conta com cerca de três mil membros em todo o continente, que devem decidir por votação os candidatos nas categorias de melhor filme europeu, diretor, ator, atriz e roteirista.

Fundada em 1988 por Wim Wenders, Ingmar Bergman e outros 40 cineastas europeus, a Academia nasceu como alternativa continental a Hollywood, para a qual criaram foram criados prêmios chamados inicialmente “Felix”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.