Algoritmo prevê quem vai morrer em ‘Game of Thrones’; veja

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2019 16h27
Divulgação/HBODaenerys Targaryen tem menos chances de morrer em "Game of Thrones"

A última temporada de “Game of Thrones” começa neste domingo (14) e promete mostrar quem vai finalmente ficar com o trono de ferro. Mas, no meio do caminho, muita gente vai morrer – como aconteceu nas outras sete temporadas da série.

Com medo de ter de se despedir de seus personagens favoritos, um grupo de cientistas da Technical University de Munique, na Alemanha, desenvolveu um algoritmo para prever quem tem mais chances de morrer na temporada final da série. Usando dados do programa de TV e dos livros, o algoritmo leva em conta característicos como gênero, idade e a casa dos personagens para determinar as chances dele não sobreviver.

Os estudantes fizeram duas simulações. A primeira levava em conta se o personagem era importante para a saga, a casa, o número de amantes, se ele era casado e o gênero. Já a segunda considerava a popularidade do personagem, o gênero, o número de parentes, a região da casa a qual ele pertencia, as alianças que ele fez, os livros e os episódios da série em que ele aparecia. Depois, tudo isso foi misturado em uma única lista.

No fim, a conclusão a qual os estudantes chegaram é que Daenerys Targaryen é quem tem mais chances de sobreviver, enquanto Bronn provavelmente vai morrer.

De acordo com o algoritmo, estes são os personagens com mais chances de sobreviver:

Daenerys Targaryen – 0,9% de chances de morrer
Tyrion Lannister – 2,5%
Varys – 3,2%
Samwell Tarly – 3,3%
Jaime Lannister – 4%

Agora, estes são os que provavelmente irão morrer:

Bronn – 93,5% de chances de morrer
Gregor Clegane – 80,3%
Sansa Stark – 73,3%
Bran Stark – 57,8%
Sandor Clegane – 47,5%

A gente só vai descobrir se o algoritmo está certo em 19 de maio, quando o último episódio da série irá ao ar. Enquanto isso, os fãs podem brincar com o estudo aqui.