‘Homem-Aranha: Longe de Casa’: conheça o vilão Mysterio e a possível fonte de seus poderes

  • Por Tawan Teixeira / Jovem Pan
  • 15/01/2019 16h19
Sony Pictures/ReproduçãoNovo longa estreia dia 5 de julho de 2019 no Brasil e em todo mundo.

Na tarde desta terça-feira (15), o nome “Mysterio” figurou entre os 10 assuntos mais comentados no Twitter. O motivo foi o recém-divulgado trailer de “Homem-Aranha: Longe de Casa”, novo longa-metragem do herói que apresenta o personagem ilusionista ao público. Mas, afinal, quem é esse vilão que mais parece um misto de Homem de Ferro com Thor?

O Super-Vilão

Marvel/ReproduçãoA primeira aparição de Quentin Beck, um dublê fracassado especialista em efeitos especiais, como Mysterio no universo do Homem-Aranha aconteceu em Amazing Spider-Man #13.

O quadrinho mostra cenas do herói cometendo uma série de delitos. Acontece que Peter Parker não consegue se lembrar dessas situações e começa a questionar se desenvolveu uma dupla personalidade durante o sono – já que os delitos ocorrem noite adentro.

É aí que o vilão Mysterio se revela para J.J. Jameson, dono do Clarim Diário, jornal onde Peter trabalha, prometendo ser capaz de se livrar do Homem-Aranha de uma vez por todas.

Após ser desafiado e derrotado no primeiro confronto, Peter consegue rastreá-lo e surpreendê-lo em um segundo confronto. Mysterio, depois de vencer novamente, conta ao Aranha que estudou todas as suas habilidades para reproduzi-las artificialmente e criar a ilusão de um “Homem-Aranha criminoso” utilizando acessórios como teias de fios de nylon e até luvas de sucção. Para parar o “super-vilão”, o herói grava esse discurso e usa o combate corpo-a-corpo para levá-lo à polícia e provar sua inocência.

Habilidades

Segundo os quadrinhos, Mysterio tem poderes ligados ao ilusionismo, apesar de aparentar ser um mago poderoso. Suas habilidades são fruto de acessórios e inteligência, como a substância que derrete as teias do Homem-Aranha e o capacete que lembra um panóptico. Ele também é conhecido por ser excelente químico e físico, além de ser um grande estrategista.

Universo Marvel

Com base no trailer divulgado e nos outros filmes do Aranha e dos Vingadores, a tecnologia é um elemento central na trama do herói e dos vilões. O traje de Peter Parker é criado por Tony Stark, conhecido gênio da ciência. Além disso, o Abutre é um vilão inteiramente tecnológico, com tecnologia dos Chitauri, assim como Mysterio promete ser.

via GIPHY

O interessante é que ambos colaboraram com um terceiro personagem muito específico nos quadrinhos em Amazing Spider-Man #2. Phineas Mason, conhecido como Consertador, é um vilão que não tem o hábito de cometer crimes diretamente, tendo como principal atividade a venda de armas e apetrechos ultra-tecnológicos a outros vilões. Isso foi visto no primeiro filme do universo Marvel, em que ele aparece ao lado do Abutre.

Será possível que o grande vilão dessa trilogia seja um vendedor de armas, assim como Tony Stark já foi? Explicaria muita coisa.

“Homem-Aranha: Longe de Casa” estreia dia 5 de julho de 2019 no Brasil e em todo mundo.