Disney anuncia compra da Fox por 52 bilhões de dólares

  • Por Jovem Pan com Agência EFE
  • 14/12/2017 10h49 - Atualizado em 14/12/2017 12h23
Reprodução Com compra da Fox, Disney fez manobra importante para se colocar como rival da Netflix no mercado

Um dos maiores negócios da história do show business será concluído. A Disney anunciou a compra da Fox por 52.4 bilhões de dólares em ações. Com o acordo, o estúdio terá a parte cinematográfica da Fox, o canal Nat Geo, a operadora Star TV, parte da Sky, Hulu e emissoras locais de esportes.

A aquisição faz parte do plano grandioso da Disney para se tornar uma presença dominante no ramo do streaming, a fim de se opor à Netflix. Em agosto deste ano, a Disney já havia dito que iria lançar sua própria plataforma em 2019.

Um dos principais resultados da compra afetará diretamente o universo cinematográfico dos heróis. Agora, finalmente, a Marvel – que faz parte da Disney – terá os direitos sobre X-Men e o Quarteto Fantástico. Obviamente, os fãs já especulam um encontro dos Vingadores com os mutantes na telona.

Pelos termos do “acordo definitivo” desta operação, a Disney adquiriu os estúdios de cinema e de televisão da Fox, além de outras partes de seus negócios internacionais de cabo e televisão. Além disso, a Disney assume uma dívida da Fox no valor de US$ 13,7 bilhões, o que eleva o preço da operação para US$ 66,1 bilhões.

O anúncio foi feito em comunicado divulgado pelas duas empresas, depois de várias semanas de negociações. Outras companhias, como o consórcio Comcast, tinham expressado interesse em comprar a Fox. A nota afirma que antes de se formalizar a operação a Fox vai separar do consórcio os ativos os quais manterá, como os canais Fox News e Fox Business.

A operação implica em que os acionistas da 21st Century Fox receberão 0,2745 ação da Disney por cada título que tenham do consórcio comandado por Rupert Murdoch.

O anúncio foi feito depois de se vazar para a imprensa as intenções da Fox de se concentrar no negócio de notícias e se desvencilhar de outros ativos, levando em conta a reacomodação pelo qual o setor vem passando nos últimos anos.

A Comcast, grupo que inclui as redes NBC, CNBC e Telemundo, assim como os estúdios Universal, já tinha anunciado na segunda-feira à noite que tinha abandonado seu interesse pela Fox.

Por causa desse anúncio, a Disney se confirmou como candidata mais firme para fechar a operação.

O negócio que a Disney controlará inclui a companhia de cinema 20th Century Fox, que produziu sucessos de Hollywood como Avatar e X-Men.

Também comprará participações no fornecedor de conteúdos de cinema e televisão Hulu, de acordo com os termos da operação, que foi anunciada perto de duas horas antes de Wall Street abrir.

No comunicado, o presidente da Disney, Robert Iger, disse que com esta aquisição completa “a crescente demanda dos consumidores por uma diversidade de experiências de espetáculos”.

Na mesma nota, Murdoch disse que quando a Disney completar a aquisição desses ativos se transformará “numa das maiores companhias” do setor no mundo todo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.