Disney e Fox oficialmente concluem fusão de US$ 71 bilhões

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2019 08h31
ReproduçãoFusão é considerada uma das maiores da história na área de mídia

A fusão das empresas Walt Disney Company e 21st Century Fox foi oficialmente concluída nesta quarta (20). A Fox agora integra a empresa de Mickey Mouse, após acordo de US$ 71 bilhões, considerado um dos maiores da história de fusões e aquisições na área de mídia.

Com isso, a Disney passa a controlar os estúdios de TV e cinema da Fox, além dos canais FX, FXX, National Geographic e 30% do Hulu, segundo informações do “The Wrap”.

“Este é um dia histórico e extraordinário para nós. Combinar a riqueza da criatividade de conteúdo da Disney com a 21th Century Fox, e seus talentos, criará uma empresa global de entretenimento, posicionada para liderar uma era dinâmica e transformadora”, declarou Bob Iger, CEO da Disney.

Da parte não comprada pelos estúdios Walt Disney, criou-se a empresa Fox Corporation, que inclui os canais e sites de notícias, esportes e negócios, como Fox News Channel, Fox Business Network, Fox Sports, e seus canais locais.

A fusão faz a Disney ser agora proprietária de X-Men, Deadpool e o Quarteto Fantástico, que passa o controle dessas franquias à Marvel Studios. Avatar, Alien e The Simpsons são outras marcas transferidas à Disney.

No Brasil, o canal Fox Sports teve sua venda aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que avaliou o risco para a concorrência no mercado de canais esportivos com a incorporação do canal.