Final de ‘Game of Thrones’ estava aí o tempo todo e você não viu

Último episódio será exibido no dia 19, mas o final de Game of Thrones já apareceu na série

  • Por Emanuellen Trizi / Jovem Pan
  • 17/05/2019 08h00
Divulgação/HBOJon e Daenerys juntos no final de Game of Thrones?

O penúltimo episódio de “Game of Thrones” — série que acaba no próximo domingo (19) — deixou os fãs divididos. Muitos odiaram a forma como a história se encaminhou, como alguns arcos se fecharam e como determinados personagens ficaram irreconhecíveis. Acontece que George R.R. Martin, autor de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, saga que inspirou a produção, sempre disse que o final seria “agridoce”. E, se olharmos para as temporadas anteriores, tudo já estava muito bem explicado em visões e no próprio desenvolvimento de Daenerys.

Veja aqui três momentos em que o final da série e o ataque à Porto Real foram apresentados nas entrelinhas. Cuidado, o texto abaixo contém diversos spoilers!

Visões e profecias

Divulgação

“Você quer brincar com a ideia de profecias se tornando reais, mas de um jeito inesperado.”

George R.R. Martin inclui muitas profecias e visões no meio de sua história. Em uma entrevista para a Entertainment Weekly em 2015, ele afirmou que “profecias são um ótimo recurso em fantasia, mas são traiçoeiras. Você quer brincar com a ideia de profecias se tornando reais, mas de um jeito inesperado. Você quer ser imprevisível a respeito”. Ele citou, por exemplo, a profecia em MacBeth, de Shakespeare: “‘Quando a floresta de Birnam Wood vier ao Castelo de Dunsinane, MacBeth vai cair’. Todo mundo ri, como pode a floresta chegar ao castelo? Mas Malcom vem camuflado com galhos da floresta e invade a fortaleza. Você precisa olhar com cautela para profecias e prestar atenção às pegadinhas de palavras”.

Esse tipo de reviravolta é encontrada o tempo todo nos livros de Martin. E uma das profecias que decepcionou os espectadores foi a do Valonqar. Nela, Cersei seria morta pelo irmão mais novo, significado da palavra em valiriano. Ela sempre achou que seria Tyrion; já os fãs, sempre acharam que seria Jaime, mas de uma forma violenta. Entretanto, e se nessa ideia “shakespeariana” a morte pelo irmão mais novo não significa nada mais do que eles morrerem juntos? Decepcionante para muitos, mas poética no sentido de que Jaime falou para Bronn que queria morrer nos braços da mulher que amava. Uma profecia e um sonho realizados na mesma cena.

Casa dos Imortais

Uma das visões que surgiu há muitos anos é a que Daenerys tem enquanto anda pela Casa dos Imortais, na segunda temporada. Ao passar por uma porta, ela se depara com a sala do trono de ferro toda destelhada e com muita neve no chão. Isso sempre foi traduzido como o fato de que os Caminhantes Brancos chegariam até Porto Real e destruiriam tudo. Mas, após o episódio de domingo, o mais provável é que aquilo tudo sejam cinzas — e um pouco de neve, afinal, o inverno chegou.

Vale lembrar que Bran também tem essa visão depois de se tornar o Corvo de Três Olhos, na quarta temporada. Mais do que isso, ele tem um vislumbre de um dragão sobrevoando Porto Real, cena que foi apresentada com mais clareza no quinto episódio da oitava temporada logo antes de Daenerys atacar a cidade.

Reencontro com Khal Drogo

Na mesma cena da visão de Daenerys, antes que possa tocar no trono, ela ouve o grito de seus dragões. Segue então por um portão semelhante aos que existem na Muralha (que não caiu completamente) e entra diretamente em uma tempestade de neve. Aqui, vê uma tenda, onde encontra Khal Drogo e seu bebê natimorto.

Se nos basearmos por essa ideia de profecias e visões serem alegorias, a tempestade de neve significa a morte de Daenerys pelas mãos de Jon Snow (“neve”, em português) e a vida após a morte, onde ela reencontra seu falecido marido. A presença de Jason Momoa, ator que interpretou Khal Drogo, no set de “Game of Thrones” aumentou ainda mais a especulação de que ele faria uma breve aparição no último episódio.

Ou seja: é provável que a season finale de GoT seja com um embate final entre Daenerys e Jon Snow (ou Targaryen). Resta saber se o ex-comandante da Patrulha da Noite sentará no Trono de Ferro como o herdeiro legitimo que é, se morrerá junto com a Mãe dos Dragões ou se voltará para o Norte.

Quais as suas expectativas?