Hackers invadiram produtoras de Hollywood e roubaram mais de 25 mil arquivos, diz polícia dos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 14/12/2018 19h03
Divulgação"50 Tons de Cinza" foi um dos filmes roubados pelo grupo de hackers

Um grupo de hackers formado por cinco homens invadiu sistemas de produtoras de Hollywood e roubou mais de 25 mil arquivos, entre eles filmes completos, de acordo com informações de agentes federais dos Estados Unidos.

Segundo a polícia americana, os hackers agiram de 2013 a 2015. Entre os filmes que tiveram cópias roubadas, estão “50 Tons de Cinza”, “Os Mercenários 3”, “Godzilla”, “O Espetacular Homem Aranha 2”, “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” e “Como Treinar o Seu Dragão 2”, além de episódios de “The Walking Dead”. Os hackers vendiam as cópias desses filmes antes deles serem lançados ou no dia em que eles chegavam aos cinemas. Trailers e trilhas sonoras também estão entre os arquivos roubados.

Além de invadir os servidores das produtoras, os criminosos também conseguiram os arquivos por outros meios, como gravando telas de cinema e obtendo cópias de filmes e episódios de séries de TV distribuídas aos profissionais da indústria.

Apesar da investigação ser feita pela polícia dos Estados Unidos, os acusados não estão no país. Eles foram identificados como cidadãos do Reino Unido, Índia, Emirados Árabes Unidos e Malásia. O servidor onde os arquivos estavam hospedados fica na França.

O grupo será julgado por conspiração, hackeamento de computadores e violação de direitos autorais, crimes que preveem até cinco anos de prisão cada. Além da polícia dos Estados Unidos, autoridades do Reino Unido, França e Canadá também estão envolvidas no caso.