Netflix tira da Arábia Saudita programa sobre a morte de Jamal Khashoggi

  • Por Jovem Pan
  • 02/01/2019 15h52
Divulgação/Netflix O comediante Hassan Minhaj apresenta "Patriot Act with Hassan Minhaj" na Netflix

O episódio do programa “Patriot Act with Hasan Minhaj” sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi não está mais disponível na Netflix na Arábia Saudita. A decisão aconteceu depois da empresa receber ameaças de processo pelas autoridades sauditas.

No programa, o apresentador Hasan Minhaj usa a morte do jornalista saudita para falar sobre as relações da Arábia Saudita com os Estados Unidos e criticar a posição do Reino em relação à guerra no Iêmen e aos direitos das mulheres. Além disso, o comediante ataca o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman.

A Netflix corria o risco de ser enquadrada na lei de cibercrime da Arábia Saudita. A lei proíbe a “produção, preparação, transmissão ou manutenção de materiais que ataquem a ordem pública, valores religiosos, moral pública e a privacidade através de redes ou computadores”, com pena prevista de até cinco anos de prisão.

Uma das coisas que poderiam ser enquadradas na lei saudita eram as piadas sobre como o governo mudou diversas vezes as versões sobre a morte de Khashoggi, que foi morto no consulado saudita na Turquia.

Em comunicado oficial, a Netflix reforçou que apoia a liberdade artística. “Nós apoiamos a liberdade artística e removemos esse episódios apenas na Arábia Saudita depois de receber um pedido legal — e para estar de acordo com a lei local”, dizia o comunicado. O episódio de “Patriot Act with Hasan Minhaj”, no entanto, segue disponível em todos os outros países onde a empresa atua e no YouTube.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.