Por cenas com cigarro, Netflix é criticada por organização anti-tabaco

  • Por Jovem Pan
  • 25/03/2018 16h43
Reprodução"Stranger Things" possui o recorde de cenas com fumantes na plataforma

A The Truth Iniciative, organização dedicada a “tornar o uso de tabaco uma coisa do passado” (em suas próprias palavras), realizou um estudo sobre as produções da Netflix e chegou a um resultado que considera ser preocupante. De acordo com ele, as séries da plataforma têm as maiores ocorrências de cenas com personagens fumantes da TV norte-americana.

A pesquisa analisou os 14 programas mais populares entre espectadores de 15 a 24 anos, sendo 7 deles da Netflix e 7 de emissoras de televisão, nos anos de 2015 e 2016. Os responsáveis pelo trabalho encontraram 319 cenas envolvendo uso de tabaco nos seriados do serviço de streaming, número duas vezes maior que o registrado nos produtos das emissoras.

Stranger Things, uma das produções de maior sucesso na atualidade, possui o recorde de cenas com cigarro: 182 no total. Em seguida aparecem The Walking Dead (com 94), Orange is the New Black (45), House of Cards (41), Fuller House (22) e Making a Muderer (20).

Robin Koval, CEO da organização, declarou em comunicado que o crescimento de programações on-demand marcou um “ressurgimento do tabagismo que está glamorizando e renormalizando um hábito que antes estava morto entre milhões de jovens”. À Variety, um representante da Netflix alegou que a empresa pretende entender melhor os resultados do estudo.