Maior torneio de jogos de lutas do mundo, EVO 2018 acontece nesse fim de semana

  • Por Adriano Sarafim
  • 02/08/2018 11h21
DivulgaçãoO maior torneio de jogos de lutas do mundo traz Dragon Ball FighterZ e Street Fighter V como destaques

O maior torneio de jogos de luta do mundo vai começar! De 3 a 5 de agosto, o EVO 2018 levará mais de 7 mil competidores de todo o mundo para Las Vegas, englobando os principais games do gênero do momento. O destaque dessa vez fica por conta de Dragon Ball FighterZ, que desbancou Street Fighter V: Arcade Edition com o maior número de inscritos.

Apesar de ter a maioria dos jogadores, FighterZ ainda não chegou no status da clássica franquia da Capcom. O evento principal do Evolution ainda será com Street Fighter V, jogo que é um dos grandes responsáveis por popularizar a competição em todo o mundo. Além dos dois jogos, os fãs poderão conferir batalhas em Tekken 7, Guilty Gear Xrd: Ver 2, Super Smash Bros. Melee, BlazBlue Cross Tag Battle, Super Smash Bros for Wii U e Injustice 2.

A premiação da nova edição do evento ainda não foi divulgada. Em 2017, o pote distribuído aos oito melhores jogadores de Street Fighter V ficou no valor de US$ 76 mil (aproximadamente R$ 289 mil). Além de conquistar a glória nos jogos de luta, os vencedores ainda levam uma bolada para casa.

A competição é disputada no tradicional Mandalay Bay, em Las Vegas. Você deve conhecer o hotel e cassino por conta das diversas lutas de boxe que por lá já aconteceram. Com a grande popularidade dos esports, o local onde os embates acontecem fica completamente tomado por fãs das grandes franquias de games e dos competidores que já fizeram seu nome.

Por que o EVO chama tanta a atenção?

O EVO foi criado em 1996 por Tom Cannon, Joey Cuellar e Seth Killian, numa época em que não existia a possibilidade de jogatinas online, em que tudo era “resolvido” nos fliperamas. Com competidores de alto nível, a competição foi ganhando muita notoriedade por conta de seus combates incríveis e cheios de emoção.

Inicialmente, o torneio englobava competições em Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2, chamado de Battle By The Bay. O nome Evolution Championship Series surgiu em 2002 e com o número de inscritos cada vez crescendo mais, Las Vegas acabou se tornando a casa do torneio.

As partidas eram disputadas em fliperamas até 2003, mudando para consoles a partir do ano seguinte. Em 2004, o EVO contou com o momento mais emblemático da história do mundo dos games de luta. Batizado de EVO Moment #37, a luta envolvia os lendários Daigo Umehara e Justin Wong em Street Fighter III: 3rd Strike.

Na final dos “losers” (quando os competidores que perderam uma luta disputam para ver quem enfrenta o vencedor dos “winners” na grande final), Daigo estava em desvantagem com seu Ken, enquanto Wong precisava de um golpe simples de sua Chun-Li para levar a primeira luta.

Vendo o rival com apenas um pixel de vida, Wong ativou o Super de Chun-Li. Como única alternativa, Daigo precisaria realizar um parry perfeito, técnica de extrema dificuldade em que você precisa movimentar o direcional para frente no exato momento do golpe adversário. Daigo fez isso com maestria por 15 vezes e ainda emendou o Super do Ken, ganhando uma popularidade que leva consigo até hoje.

Esse momento certamente chamou a atenção de diversos lutadores do mundo e o EVO acabou se tornando uma competição cada vez mais mundial ano após ano. Com a evolução dos consoles e novas versões dos games, poucos lutadores conseguiram manter o nível. Umehara e Wong continuam na ativa e com um nível elevado de competição. Ambos estão inscritos na edição 2018 e prometem chegar longe.