Mega Man 11 revive gênero de plataforma com muito estilo

  • Por Adriano Sarafim
  • 23/10/2018 04h51
DivulgaçãoO jogo faz parte das comemorações dos 30 anos de vida do personagem da Capcom

Em seu aniversário de 30 anos, Mega Man chegou com um novo fôlego para atingir a nova geração de jogadores e dar novos desafios para os gamers que acompanham o androide azul desde os seus primeiros passos no universo dos vídeo games. A Capcom mostrou todo o seu carinho e cuidado com a sua obra em Mega Man 11, entregando um jogo muito desafiador e que certamente agradará quem procura uma experiência com alto nível de dificuldade.

Muitos podem pensar que Mega não conseguiria agradar, muito por conta da falta de sucesso de jogos de plataforma nos últimos tempos, incluindo o seu sucessor espiritual Mighty Nº 9, que deixou muito a desejar e deixou esse tipo de jogo em cheque no mercado. Sem muito alarde, a desenvolvedora japonesa anunciou o 11º jogo da franquia, além de relançar duas coletâneas com todos os títulos já lançados de Mega Man.

Pois bem, o que eu posso dizer após jogar Mega Man 11 é que: você não vai se arrepender em investir o seu dinheiro nele. Mas por que você está dizendo isso? O jogo traz a mistura perfeita entre nostalgia e inovação para a nova geração de gamers. Não espere uma história desenvolvida. Mega Man tem a simples premissa de ir derrotando oito androides que o Dr. Willy roubou do Dr. Light, além de colocar fim aos planos do saudoso vilão.

Não espere facilidades em sua caminhada até o castelo do Dr. Willy. Cada cenário de Mega Man 11 traz uma variedade de inimigos e diversas armadilhas, exigindo de você um pensamento rápido para conseguir sair das situações adversas. Muitas pessoas certamente passarão horas ou até dias para conseguir encontrar a estratégia perfeita para fugir dos danos. Se você não estiver mais com saco, pode diminuir a dificuldade e curtir o jogo sem compromisso.

A grande novidade de Mega Man 11 é o sistema Double Gear, que dá ao herói duas habilidades que são extremamente necessárias para conseguir avançar pelos cenários e enfrentar os bosses. A primeira dá a chance de Mega desacelerar o tempo, escapando de armadilhas e golpes dos inimigos com facilidade. A segunda dá um aumento de potencia nos golpes do androide. Ambos podem ser utilizados ao mesmo tempo, mas a sua barra de energia será consumida com muito mais rapidez.

Os bosses, por sinal, merecem elogios. Todos eles são desafiadores e concedem novas armaduras poderosas para Mega quando são derrotados, com golpes específicos de cada um. A reta final da aventura, quando estamos no castelo do Dr. Willy, eleva as dificuldades ainda mais. Será preciso muito trabalho e resiliência para sair vencedor na luta contra o vilão.

Há também o Modo Challenge, em que tudo será colocado num nível extremo. Esse modo é voltado para quem quer uma dificuldade ainda mais elevada, colocando-os para lutar contra dois vilões de uma vez. A galeria também é interessante, mostrando o belo design que a Capcom decidiu utilizar para a aventura inédita de seu personagem trintão.

Mega Man 11

Veredicto

Mega Man 11 é um grande jogo e entrega tudo o que prometeu, mostrando que a Capcom ainda é mestre em fazer jogos de plataforma. A aventura ainda poderia contar com uma melhor distribuição de itens na hora que inimigos são derrotados, mas trabalhou bem em dar a oportunidade dos jogadores comprarem algumas vantagens antes de entrar nos cenários.

Os cenários são muito bem alinhados e desafiadores, assim como os chefões, que são muito bem detalhados e cada um pedindo um certo tipo de estratégia para serem derrotados. O sistema Double Gear também foi muito bem feito e foi desenhado para ser muito importante para o progresso na aventura, mostrando a sua importância.

A história é bem simples e poderia ter sido um pouco mais desenvolvida, mesmo tratando-se de um jogo nostálgico e totalmente baseado no que foi feito nos últimos 30 anos.

Mega Man 11 é um jogo maravilhoso para o público das antigas e também atraente para quem nunca teve a oportunidade de encostar nos títulos do androide da Capcom.

NOTA: 8

+ Design sensacional
+ Jogo desafiador
+ Sistema Double Gear
+ Chefes bem desenvolvidos
– História muito simples
– Drop de itens um pouco confusos