Balanço da 2ª rodada: 6 seleções se classificaram, 8 foram eliminadas e 18 ainda brigam por 10 vagas

  • Por Jovem Pan
  • 24/06/2018 17h23 - Atualizado em 24/06/2018 17h49
Lucas Figueiredo/CBF Brasil precisa vencer ou empatar no jogo contra Sérvia para garantir a classificação

A 2ª rodada da Copa do Mundo de 2018 acabou neste domingo (24) e já gerou uma série de conclusões: 6 seleções conseguiram classificação e 8 foram eliminadas. Mas a rodada final da fase de grupos terá muitas emoções, afinal 18 equipes brigarão por 10 vagas e existem chaves que estão bastante emboladas.

As equipes classificadas são Rússia, Uruguai, França, Croácia, Bélgica e Inglaterra. As eliminadas são Egito, Arábia Saudita, Marrocos, Peru, Costa Rica, Panamá, Tunísia e Polônia.

Entenda como serão as disputas por vaga em cada grupo:

GRUPO A

Classificados: Uruguai e Rússia
Eliminados: Egito e Arábia Saudita

Falta apenas definir qual seleção será líder do grupo. Uruguai e Rússia somaram 6 pontos e vão se enfrentar nesta segunda-feira (25), às 11h (de Brasília), para definir isso. Em casa, os russos terão vantagem de ficar com a liderança em caso de empate. Egito e Arábia se enfrentarão no mesmo horário para completar tabela.

GRUPO B

Brigam por vaga: Espanha, Portugal e Irã
Eliminado: Marrocos

Espanha e Portugal estão com 4 pontos. Irã tem 3 e vai enfrentar os portugueses em confronto direto por vaga. Ou seja, quem vencer estará classificado. Se houver empate, os lusitanos avançarão. O time de Cristiano pode se classificar com derrota se a Espanha perder para Marrocos – neste caso os dois times europeus ficariam empatados com 4 pontos e a decisão seria no saldo de gols ou no número de gols marcados.

Já a Espanha precisa apenas vencer ou empatar com o eliminado Marrocos para avançar. Se perder, vai se classificar caso Portugal vença. Mas caso os espanhóis percam, e os iranianos consigam um empate, a decisão da vaga será no saldo de gols ou no número de gols marcados.

Os 2 jogos deste grupo também serão nesta segunda, mas às 15h.

GRUPO C

Classificada: França
Brigam por vaga: Dinamarca e Austrália
Eliminado: Peru

A França tem 6 pontos. Dinamarca tem 4. Austrália tem 1. Peru não pontuou. Franceses e dinamarqueses se enfrentarão na terça (26), às 11h, em um jogo que pode gerar desconfiança. Afinal um empate serve para os franceses ficarem como líderes do grupo e para os dinamarqueses se classificarem.

A Austrália terá que vencer o Peru no mesmo horário e torcer para a França vencer a Austrália. Neste caso eles empatariam em pontos com a Dinamarca. A decisão da vaga seria no saldo de gols.

GRUPO D

Classificada: Croácia
Brigam por vaga: Nigéria, Islândia e Argentina

A Croácia tem 6 pontos. Nigéria tem 3. E as outras duas seleções estão com 1. Os croatas enfrentarão islandeses e querem a liderança do grupo, mas já anunciaram que vão poupar 6 jogadores importantes, inclusive Rakitic e Mandzukic. Isto facilita a missão da Islândia, que precisa vencer para ter chances. Mas não bastará um resultado positivo: terá que torcer para Nigéria não vencer, além de fazer um saldo de gols maior que os adversários.

A situação da Nigéria é mais simples: basta derrotar a Argentina para se classificar. Se empatar, basta torcer para a Islândia não vencer a Croácia.

E a pior situação é da Argentina, que precisa vencer a Nigéria e torcer para Islândia não vencer a Croácia. Se os islandeses vencerem, haverá um empate em pontos entre argentinos e islandeses. O saldo de gols e depois o número de gols marcados farão o desempate.

Os jogos deste grupo serão na terça-feira (26), às 15h.

GRUPO E

Brigam por vaga: Brasil, Suíça e Sérvia
Eliminada: Costa Rica

Brasil e Suíça estão com 4 pontos e só precisam de vitórias ou empates, contra Sérvia e Costa Rica, respectivamente, para garantir a classificação. Todas partidas desta chave serão na quarta-feira (27), às 15h.

A Sérvia está com 3 pontos e se classificará com vitória contra a Seleção de Tite. Caso a Sérvia empate com o Brasil, terá que torcer para a Suíça perder e ainda ter um saldo de gols melhor.

A Seleção Brasileira só se classificará com derrota caso a Suíça perca para Costa Rica e fique com um saldo de gols menor. E para os suíços vale uma lógica parecida: só se classifica com derrota caso o Brasil vença a Sérvia.

GRUPO F

Brigam por vaga: México, Alemanha, Suécia e Coreia do Sul

O México tem 6 pontos. Alemanha e Suécia estão com 3. Coreia não pontuou, mas ainda tem chances de classificação. Na rodada final a Alemanha enfrentará a Coreia do Sul, enquanto o México pegará a Suécia. Os jogos serão no dia 27, às 11h.

Como existem muitas possibilidades de resultados neste grupo, a Jovem Pan publicou uma matéria específica para mostrar como cada seleção pode se classificar. Clique aqui e entenda. 

GRUPO G

Classificadas: Inglaterra e Bélgica
Eliminados: Panamá e Tunísia

Inglaterra e Bélgica estão com 6 pontos e portanto já garantiram classificação. Elas vão se enfrentar na quinta-feira (28), às 15h, para decidir quem ficará com a liderança. No momento os 2 times estão com o mesmo saldo e também o mesmo número de gols marcados. Por isto, se houver empate, a vaga será decidida por quesitos de disciplina (cartões amarelos e vermelhos). Por enquanto os ingleses estão na frente por isso.

GRUPO H

Brigam por vaga: Japão, Senegal e Colômbia
Eliminada: Polônia

Japão e Senegal estão na frente, com 4 pontos. Eles vão enfrentar Polônia e Colômbia, respectivamente, e precisam apenas de um empate para garantir a classificação.

Já os colombianos precisam vencer os senegaleses para garantir a vaga.

As partidas desta chave serão na quinta (28), às 11h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.