Com “quarteto fantástico”, Brasil estreia na Copa do Mundo contra a Suíça

  • Por Jovem Pan com EFE
  • 17/06/2018 08h00
Lucas Figueiredo/CBF Coutinho, Gabriel Jesus, Neymar e Willian se destacaram nos últimos amistosos do Brasil antes da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira, que de tempos em tempos apresenta ao mundo quartetos ofensivos marcantes, estreará na Copa do Mundo da Rússia diante da Suíça neste domingo (17), na Arena Rostov, com Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus entre os titulares. As duas seleções, que se enfrentarão às 15 horas estão no grupo E do Mundial, que tem ainda a Costa Rica e a Sérvia.

A Copa é uma obsessão pessoal para Neymar no sonho de ser o melhor do mundo, mas é também um desafio comum da Seleção após o fracasso em casa quatro anos atrás, lembrado principalmente pela derrota para a Alemanha por 7 a 1 nas semifinais.

Aos 26 anos, o camisa 10 da Seleção quer quebrar o reinado de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que foram eleitos melhor do mundo cinco vezes cada nos últimos dez anos. O português estreou neste Mundial em grande estilo, com três gols no empate com a Espanha em 3 a 3 na sexta-feira (15), enquanto o argentino perdeu um pênalti no 1 a 1 da Albiceleste com a Islândia neste sábado (16).

O craque passou mais de três meses afastado dos gramados devido a uma lesão sofrida jogando pelo Paris Saint-Germain, em fevereiro, mas se mostrou recuperado ao liderar o Brasil nas vitórias sobre Croácia e Áustria, nos dois últimos amistosos pré-Copa.

Tite apostará em uma formação ofensiva e que, apesar de não ter jogado muitas vezes juntos, demonstrou entrosamento e bom futebol nos 3 a 0 sobre os austríacos em Viena, no último domingo, com Coutinho, Willian e Jesus, artilheiro da Seleção desde que o atual técnico assumiu a equipe.

Entretanto, na visão de alguns críticos, a euforia deve ser contida porque a última vez em que o Brasil teve quatro grandes jogadores escalados juntos no ataque houve muita badalação e pouco resultado. Em 2006, Ronaldinho Gaúcho, então melhor do mundo, Kaká, que venceria o prêmio um ano depois, Adriano e Ronaldo pararam nas quartas de final, em derrota para a França de Zinedine Zidane.

Rival forte

A equipe de Tite terá pela frente um adversário que vem conquistando resultados satisfatórios em Copas. Nas últimas três edições, a Suíça chegou às oitavas de final em duas – em 2006, quando foi eliminada sem sofrer gols, e 2014, perdendo para a Argentina na prorrogação – e na outra até caiu na fase de grupos, mas não sem antes derrotar a Espanha, que viria a ficar com o título.

Os suíços já deixaram de ser apenas um “ferrolho” e agora, além da defesa sólida, conta também com um ataque que costuma dar trabalho, com destaque para Xherdan Shaqiri, jogador que atua na ponta com velocidade e habilidade. Mesmo assim, o técnico Vladimir Petkovic admitiu que ficará satisfeito se conseguir um empate.

A partida entre Brasil e Suíça, válida pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo, acontece neste domingo (17). E a Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo pelo AM 620, FM 100,9 e aplicativos, com a narração de Nilson Cesar e Fausto Favara, comentários de Vampeta, Flávio Prado e Mauro Beting, e reportagem de Marcio Spimpolo e André Ranieri.

Confira a cobertura completa da Copa 2018!

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.