De virada, Suíça bate Sérvia e divide liderança do grupo com o Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2018 17h00 - Atualizado em 22/06/2018 17h29
EFE/EPA/LAURENT GILLIERON Shaqiri Shaqiri comemora gol da vitória da Suíça contra Sérvia, por 2 a 1

A Sérvia tinha tudo para fazer história nesta sexta-feira (22) e classificar às oitavas de final da Copa do Mundo pela primeira vez desde que se tornou um país independente, após a divisão da antiga Iugoslávia. A seleção do leste europeu sofreu uma virada nos minutos finais para a Suíça, a primeira do mundial da Rússia, e se complicou na luta por uma das vagas do grupo E.

O 2 a 1 deixou os sérvios em terceiro na chave, com três pontos, atrás do Brasil, que mais cedo venceu a Costa Rica por 2 a 0, e da própria Suíça, que estão com quatro pontos cada.

O duelo, disputado em Kaliningrado fechou o oitavo dia da Copa do Mundo, teve dois tempos distintos. A Sérvia foi superior na etapa inicial, com uma boa atuação do atacante Mitrovic, autor do primeiro gol, mas sucumbiu no segundo tempo para os suíços, que viram Shaqiri e Xhaka brilharem e garantiram a virada.

A rodada decisiva do grupo E será disputada na próxima quarta-feira (27), às 15 horas. A Sérvia enfrenta o Brasil, em Moscou, enquanto a Suíça joga contra a Costa Rica, em Nizhny Novgorod.

1º tempo

Com três pontos na tabela, a tendência era que Sérvia iniciasse a partida mais recuada, aguardando a Suíça em seu campo de defesa. No entanto, quando a bola rolou o cenário foi diferente. Os comandados de Mladen Krstajic foram para cima e abriram o placar logo nos primeiros minutos.

Aos 4, Tadic recebeu na direita e levantou na área. A bola foi na cabeça de Mitrovic, que subiu mais que a marcação e mandou a bola para o fundo da rede.  Pela segunda vez no mundial, a Suíça saiu atrás do marcador. E diferente do que aconteceu diante do Brasil, a seleção sentiu o gol. A organização demonstrada na estreia, demorou para ser retomada.

Mitrovic (9) comemora gol da Sérvia

Tanto que a Sérvia esteve mais próxima do segundo gol do que os suíços do empate. A seleção do leste europeu explorou os cruzamentos para Mitrovic, em uma clara tentativa de repetir o lance do gol. E o camisa 9, de 1,89 metros, com uma boa presença de área, conseguiu levar perigo e exigiu defesas do goleiro Sommer.

Aos poucos a Suíça foi se encontrando em campo e passou a ter o controle da partida. Porém, mesmo com maior posse de bola, os suíços encontravam dificuldade para furar a defesa adversária. Shaqiri, um dos jogadores mais habilidosos da equipe, caiu pelos lados e tentava chamar a responsabilidade, mas sem sucesso.

2º tempo

Na volta para a segunda etapa, Seferovic deu lugar a Gavranovic na Suíça, abrindo ainda mais a equipe e aumentando a pressão na Sérvia. A seleção do leste europeu tentou ficar mais com a bola no campo ofensivo, porém logo os comandados de Mladen Krstajic foram abatidos pelos adversários.

Aos 6, após um rápido contra-ataque da Suíça pelo lado direito, Shaqiri tentou finalizar, mas bola explodiu no zagueiro. Na sobra, o meia Xhaka, já de fora da área, pegou de primeira e mandou uma bomba no canto esquerdo do goleiro Stojkovic, que nada pode fazer. Era o empate suíço no duelo contra os sérvios.

O gol animou a Suíça, que manteve a postura e seguiu pressionando a Sérvia no campo de ataque. Aos 12, Shaqiri, novamente pelo lado direito, passou pela marcação, entrou na área e chutou cruzado, no alto. A bola fez a curva e tocou na trave de Stojkovic, que ficou olhando ela sair pela linha de fundo.

Xhaka fez um belo gol e empatou jogo para Suíça

Após a chegada perigosa da Suíça, o ritmo da partida diminuiu. Aos 22 minutos, em uma chegada da Sérvia, Tadic levantou na área para Mitrovic e o atacante foi agarrado por dois suíços. O atacante caiu e pediu pênalti, mas o árbitro acabou marcando falta do sérvio e não utilizou o VAR, para desespero dos jogadores.

O lance abalou a Sérvia, que passou a errar muitos passes no meio. A Suíça, com um pouco mais de organização e qualidade, aproveitou a chegou com perigo em duas oportunidades. Primeiro aos 29, com Gabranovic, que recebeu de Shaqiri e bateu na rede pelo lado de fora, e depois aos 37 com Embolo, que arriscou de fora da área e obrigou Stojkovic a fazer grande defesa.

A insistência deu resultado, pois aos 44 minutos, Shaqiri recebeu um lançamento de Xhaka no meio de campo, carregou, entrou na grande área sozinho e tocou com categoria na saída do goleiro sérvio. O gol selou a virada e garantiu a primeira vitória da Suíça na Copa do Mundo.

Ouça os gols da partida:



Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.