Histórico mostra que Brasil consegue se classificar com vitória e mais um empate

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2018 12h36 - Atualizado em 18/06/2018 12h36
EFE Tite já tinha dito que tropeço contra Suíça não seria tão preocupante

O empate da Seleção Brasileira com a Suíça pode gerar muitas preocupações por causa do mau desempenho do time, mas o resultado não precisa ser tão lamentado: o time só precisa de uma vitória e mais um empate para se classificar no Grupo E da Copa do Mundo. A equipe ainda enfrentará Costa Rica e Sérvia nesta fase.

O técnico Tite já tinha avisado, antes do jogo contra a Suíça, que um tropeço não comprometeria os planos da equipe: “com nove pontos todos se classificaram. Com sete, todos se classificaram. Com cinco pontos, todos se classificaram. Isso passa que não tem que ter desespero”.

Basta olhar o histórico das Copas desde 1998, quando o torneio passou a ter 32 seleções e o regulamento atual, para entender o que Tite disse: nenhuma seleção com 5 pontos foi eliminada na fase de grupos até hoje.

É possível até se classificar com 4 pontos, ou seja, apenas uma vitória nos dois jogos restantes. Isso aconteceu com 15 times desde 98.

Porém, se só empatar os próximos dois jogos, o Brasil dificilmente se classificará. Apenas uma seleção conseguiu passar com 3 pontos. Foi o Chile, em 98, em um grupo que teve 4 empates nos 6 jogos.

Caso se classifique com 5 pontos, o único problema para o Brasil é que dificilmente ficará com a liderança do grupo. Desde 98, apenas 5 times conseguiram ficar na ponta com essa pontuação. E se não avançar em primeiro, a Seleção Brasileira pegará o líder do Grupo E. Atualmente México e Suécia dividem este posto, mas Alemanha e Coreia do Sul também estão na chave, sem pontuação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.