Marcelinho Carioca comenta jejum de gols de falta do Brasil e dá dicas para Neymar

  • Por Allan Brito/ Jovem Pan
  • 03/07/2018 12h43
Divulgação Marcelinho, Marcelinho Carioca Marcelinho Carioca ficou marcado por ser um exímio cobrador de faltas

A Seleção Brasileira tem vivido um longo jejum de gols em cobranças de falta: desde 2014 a equipe não marca desta forma em jogos profissionais. São 49 partidas de seca. Então fica claro que o time de Tite precisa ouvir os conselhos de um especialista. Marcelinho Carioca falou com a Jovem Pan e deu dicas para o Brasil aproveitar melhor estas oportunidades de gol na Copa do Mundo.

Primeiro Marcelinho lembrou que o Brasil costuma sofrer muitas faltas, principalmente por causa dos dribles de Neymar, e brincou: “se eu tivesse um cara desse nível para arrumar as faltas, eu faria muito mais gols”.

Depois ele detectou o problema do futebol brasileiro: “na Seleção não tem um especialista. Existe o cobrador de falta, o batedor e o especialista, aquele que nasce com o dom e aprimora nos treinamentos. O Neymar bate bem colocado, mas não sei se treina exaustivamente para chegar na perfeição. E está bem escasso alguém com o dom no futebol brasileiro. A gente teve o Otero no Brasil, mas é venezuelano. O último foi o Marcos Assunção”, lembrou.

Marcelinho acredita que, se o jogador não nasce com o dom para bater faltas, precisa treinar com exaustão. E deu dicas sobre o que fazer nessa preparação: “às vezes não é a quantidade de repetições. É a qualidade que você dá no treinamento. É você sentir o peso da bola, o pé de apoio e a envergadura do corpo. A chuteira que você treina é a que você tem que levar para o jogo. Antigamente eu treinava 120 faltas por semana. E quando tinha campeonatos com bola diferente, procurava fazer 5 com cada bola, para sentir o peso e ver como o pé vai encaixar” aconselhou.

Marcelinho também lembrou de um gol de falta marcante na Copa do Mundo de 2018: “vimos o Cristiano Ronaldo ser decisivo contra a Espanha. Ele é um especialista. É um cara que treina exaustivamente. Você vê o especialista quando ele faz gol em jogo grande. Nos minutos finais ele foi lá e cravou. Além da concentração e inteligência, teve a habilidade de executar movimento com perfeição”, concluiu.

O último gol de falta do Brasil foi marcado por Neymar em 2014, em amistoso contra a Colômbia. Depois o camisa 10 ainda marcou na Olimpíada, mas era uma competição sub-23, portanto não entra nas estatísticas de jogos profissionais. Atualmente ele, Philippe Coutinho e Willian são os principais cobradores da Seleção.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.