“Some” na seleção? Entenda por que Sané não foi convocado para a Copa

  • Por Bruno Landi/Jovem Pan
  • 04/06/2018 12h15 - Atualizado em 04/06/2018 18h11
Christian Bruna/Agência EFE Sané O talentoso Leroy Sané não disputará a Copa do Mundo da Rússia com a seleção alemã

Quatorze gols e 17 assistências em 48 jogos. Na temporada 2017/18, nenhum jogador alemão esteve envolvido diretamente em tantos gols quanto Leroy Sané. Mesmo assim, o atacante de 22 anos do Manchester City, eleito o melhor jovem do Campeonato Inglês, ficou de fora da lista final de Joachim Löw para a Copa do Mundo. Por quê? A resposta para essa pergunta é mais simples do que pode parecer.

“A ausência do Sané é surpreendente pela excelente temporada que ele fez no Manchester City… Mas, na seleção alemã, ele nunca teve muito espaço. Ele jogou muito pouco com o Joachim Löw. É jovem, começou a ser chamado recentemente e, nos amistoso em que atuou, não fez boas partidas. Inclusive, no último fim de semana, contra a Áustria, ele foi titular e não jogou bem” explicou o comentarista Bruno Prado, da Rádio Jovem Pan.

Os números provam a queda de Sané com a seleção nacional. Em 12 jogos sob o comando de Joachim Löw, o canhoto não marcou gols e distribuiu apenas uma assistência. Além disso, não participou da conquista da Copa das Confederações, no ano passado. Ele estava lesionado e viu o igualmente jovem Julian Brandt (22 anos) fazer parte do elenco campeão na Rússia. Nesta segunda, o meia do Bayer Leverkusen foi convocado, e Sané, não.

O próprio Joachim Löw justificou a escolha em entrevista coletiva: “as pontas estão bem preenchidas com Thomas Müller e Marco Reus. Julian Brandt jogou uma boa Copa das Confederações e teve um grande progresso… Foi uma decisão muito acirrada entre Leroy Sané e Julian Brandt, ambos com grandes qualidades, muito forte nos dribles. Leroy Sané é um grande talento, absolutamente. Ele estará de volta conosco em breve, a partir de setembro vamos fortalecer o nosso trabalho com ele, mas ele pode não ter dado tudo em suas partidas com a seleção. Isso pode ter pesado um pouco na balança.”

A despeito da queda de rendimento com a camisa da seleção alemã, o comentarista Bruno Prado teria levado o atacante do Manchester City ao Mundial. “Eu teria convocado o Leroy Sané para a Copa… Pelas características. Ele é um jogador de drible, de velocidade. No elenco, o Löw tem uma opção, o Marco Reus… Mas ele é um jogador que sofre muito com problemas físicos, então, eu teria levado o Sané”.

Vai ter de ficar para 2022.

Confira a cobertura completa da Copa do Mundo 2018

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.