De grande esperança a problema: Jon Jones vira dor de cabeça para o UFC

  • Por Jovem Pan
  • 28/04/2015 12h46
Jon Jones durante confronto com Daniel Cormier

Os últimos 4 meses podem ter mudado completamente a história do americano Jon Jones no UFC. Campeão meio-pesado e grande astro da organização, o lutador se envolveu em polêmica com doping, uma falsa reabilitação, e agora um acidente automobilístico.

Visto como um dos principais nomes do UFC, Jon Jones dividiu com Anderson Silva e George St-Pierre o posto de principais lutadores do evento nos últimos anos. O canadense St-Pierre se aposentou, Anderson Silva se lesionou gravemente (e posteriormente foi pego no doping), e o UFC viu restar apenas uma das suas 3 superestrelas.

Simpático, carismático, sorridente, e, principalmente, jovem (o que lhe permite, em tese, uma longa carreira pela frente) e muito eficiente dentro do octógono, Jones virou, então, a grande esperança de Dana White para assumir o protagonismo e se tornar isoladamente o principal nome do maior evento de mma do planeta.

Jon Jones conquistou o título meio-pesado em 2011, com 23 anos, quando se tornou o mais jovem dono de um cinturão na história do UFC e de lá pra cá foi batendo grandes nomes da organização. “Bones” derrubou nomes como Rampage Jackson, Lyoto Machida, Rashad Evans, Vitor Belfort (todos ex-campeões do UFC). O americano “limpou a categoria” e ao ver outros ídolos do evento se afastando, o UFC almejou voos mais altos para o meio-pesado. Jones se tornou “a galinha dos ovos de ouro” de Dana White. Mas o campeão virou problema.

Em janeiro, após vencer Daniel Cormier, foi divulgado um exame antidoping surpresa que apontou o uso de cocaína. Jones não recorreu, assumiu o uso da droga e decidiu se internar para se reabilitar. A reabilitação durou apenas um dia, e o lutador foi punido apenas com uma multa em dinheiro.

O UFC deu uma segunda chance ao campeão. Mas, na noite do último domingo (26), Jon Jones voltou a se complicar. O americano se envolveu em um acidente automobilístico, bateu o carro no veículo de uma motorista grávida e fugiu do local sem prestar socorro. A situação piorou, e os policiais que atenderam o caso encontraram maconha no carro de Bones.

Jon Jones se apresentou a policia, foi detido, pagou fiança e foi libertado. Agora, o campeão vê o risco de perder seu cinturão. Enquanto o UFC vê seu grande nome envolvido em uma enorme polêmica e recebe pressão para retirar o título do campeão.