Estádio do Água Santa desaba em Diadema; clube aumenta capacidade do local para disputar Paulistão 2016

  • Por Jovem Pan, com informações da Agência Estado
  • 07/11/2015 12h24
DIADEMA, SP, 07.11.2015: ACIDENTE-SP – A arquibancada do estádio de futebol Água Santa, na cidade de Diadema (SP), caiu e deixou três operários com ferimentos leves e casas foram interditadas neste sábado (07) (Foto: Marco Ambrósio/Folhapress) Folhapress Confira imagens do desabamento do estádio do Água Santa

O estádio do Água Santa, na região de Diadema, desmoronou neste sábado (07) durante as obras na arquibancada. Segundo informações dos bombeiros, não há confirmação de mortes, mas pelo menos duas pessoas ficaram feridas, e há suspeita de mais vítimas nos escombros. 

A Jovem Pan conversou com Alexandre Eduardo da Cruz, morador da região, que contou a situaçã do local. Segundo ele, vizinhos mandaram fotos e mensagens sobre o acontecido nas redes sociais, e o clima é de apreensão.

“O acesso está difícil, os bombeiros estão trabalhando, mas a situação é complicada. Se existia prazo para a terminar a obra, agora não dá mais”, disse Alexandre.

O morador teve acesso aos áudios dos bombeiros que estão no local, e o desmoronamento é tratado como “acidente de grandes proporções”. 

O clube, que subiu para a primeira divisão do Campeonato Paulista neste ano, pode perder a vaga por não atender as exigências da Federação Paulista de Futebol. O atual estádio tem capacidade para receber apenas três mil pessoas. Se o Água Santa for mesmo barrado, entrará o Mirassol, o quinto colocado na Série A2 do Campeonato Paulista deste ano. A capacidade mínima exigida para as arenas na Série A1 é de 10 mil pessoas. O futuro da equipe de Diadema está sendo decidido em reunião na sede da FPF.

“É muito cedo para dizer alguma coisa. O que aconteceu foi que uma parte da tribuna, com cerca de mil e poucos lugares, desabou Alguns profissionais ficaram machucados, ao que parece sem gravidade, e foram levados para o hospital”, explicou Paulo Farias, presidente do Água Santa.

Em entrevista rápido no local do acidente, o prefeito de Diadema, Lauro Michels, afirmou que a obra está com todos os documentos necessários para ser executada.

“Documentação está em tramite na prefeitura, não tinha problema nenhum e a prefeitura tomou todas as medidas cabíveis a um estádio em obra de concessão. Estamos solidários ao Água Santa, sentidos com o que está acontecendo e crente que o Água possa jogar a primeira divisão”, disse o prefeito.

“A obra esta com todas as documentações impetradas na prefeitura. Então, a prefeitura, enquanto autoridade fez todos os caminhos legais que tem que ser feito para qualquer outra obra”, completou Michels.

O clube ainda não tem dimensão do impacto que isso terá no processo de aceitação do campo pela Federação Paulista de Futebol. Antes do acidente deste sábado, o presidente do clube havia enviado laudo à FPF garantindo que o estádio estaria apto a receber partidas da Série A1.

“Acho que é uma situação que dá para resolver. Na Copa do Mundo, teve estádio que desabou e mesmo assim as obras continuaram. Nós estamos dentro do cronograma e tranquilos em relação aos prazos. Só gostaria que tivessem um pouco de sensibilidade com a situação, pois temos o direito de disputar a Série A1”, continuou Farias.

Apesar de se classificar no campo para a elite do Paulistão, o clube precisava atestar que possuía um estádio acima de 10 mil lugares para receber seus jogos. No começo do ano, o estádio Distrital de Inamar foi interditado para que a grama sintética fosse trocada pela natural.

Fundado em 1981, o Água Santa se profissionalizou apenas em 2011 e, da lá para cá, conseguiu uma sequência de acessos no futebol paulista. Logo em seu primeiro ano, foi vice da Série B1. No ano seguinte, foi terceiro na A3 e, em 2014, foi o quarto colocado na A2.

Em seu Facebook oficial, o clube lamentou o ocorrido e pediu o apoio de toda a torcida e a população de Diadema para contornar a situação difícil. 

“O Esporte Clube Água Santa vem a público através da sua Diretoria, lamentar, em face ao acidente ocorrido na data de hoje (07.11.2015), pela manhã, comunicamos ainda que felizmente não houve vítimas fatais, os quais se encontram hospitalizados com os sinais vitais preservados e estabilizados. O Esporte Clube Água Santa estará prestando assistência integral aos colaboradores envolvidos no infortúnio, bem como seus familiares. Através desta convocamos a toda torcida para nos apoiar neste momento infortúnio e que compareçam ao parque do Paço, onde haverá uma coletiva de imprensa, as 15 horas. Contamos também com o apoio de toda população de Diadema, para que possamos superar este momento de dificuldade”. disse o comunicado do Água Santa.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.