15 histórias que fazem do aniversariante Vampeta o “Rei da Resenha”

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2018 09h00 - Atualizado em 12/03/2018 21h39
Youtube/ReproduçãoPentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, Vampeta é comentarista da equipe de esportes da Jovem Pan

Você pode até tentar, mas dificilmente encontrará um jogador com mais histórias para contar que Marcos André Batista Santos. Nascido em Nazaré das Farinhas (BA) em 13 de março de 1974, o hoje comentarista Vampeta completa 44 anos com a certeza de que, além de um grande meio-campista, foi um dos boleiros mais engraçados de todos os tempos. Para homenageá-lo, a Jovem Pan resolveu reunir as melhores “resenhas” do pentacampeão mundial em um lugar só.

Das cambalhotas no Planalto ao batismo do filho, passando pelo “rolê” na Jamaica com Serginho Chulapa e o flagra a um ex-corintiano no motel, confira, abaixo, os 15 melhores “causos” do maior contador de histórias do futebol brasileiro. Segurar o riso é uma missão quase impossível! 

rolê na Jamaica com Serginho Chulapa

Um convite inesperado – e um tanto quanto lucrativo – fez Vampeta viajar com Serginho Chulapa e Jairzinho para a Jamaica. Lá, o trio jogaria um amistoso contra a seleção jamaicana que disputou a Copa do Mundo de 1998. O que rolou durante a semana no Caribe, no entanto, foi uma sequência de acontecimentos digna de provocar inveja a qualquer autor hollywoodiano.

PSG por Flamengo? A troca tem, sim, uma explicação!

Há 16 anos, Vampeta fazia o caminho inverso e pegava a França de surpresa ao trocar o então emergente Paris Saint-Germain pelo Flamengo. Inimaginável atualmente, a transferência chocou o Brasil e até hoje não é bem compreendida. Ou melhor: não era, pois Vampeta tratou de explicá-la ao vivo, no Esporte em Discussão – com uma boa dose de humor, é claro.

Vampeta tem um filho chamado “São Jorge”? 

Sim, tem! E a história é, no mínimo, hilária.

Toda a “delicadeza” de Evaristo de Macedo 

O que acontece quando um dos maiores ídolos da história do Barcelona deixa de viajar à Catalunha para comandar o Corinthians em uma partida contra o Juventude, em Caxias do Sul? Um show de patadas em todo e qualquer jogador que ousar falar com ele. 

O “pacto” de Edílson e França para ir à Copa 

Romário “queimado” com Felipão, Ronaldo lesionado… Havia, na cabeça dos jogadores convocados para as Eliminatórias, pelo menos duas vagas em aberto no ataque da Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 2002. Edílson e França, então, fizeram um pacto: tocariam a bola um para o outro, fariam gols e garantiriam, ambos, lugares no avião que embarcaria à Ásia. Um plano infalível, né? Só que não! 

Flagra no motel! 

Um ex-atacante do Corinthians (cujo nome nós não revelaremos, viu, Luizão?) foi flagrado pela namorada com outra no motel e teve a MELHOR reação possível! O “B.O.” foi tão grande que sobrou para Vampeta (sim, VAM-PE-TA) aconselhar o amigo a reconquistar a amada. 

Nem Messi escapou! 

Pelada de fim de ano é para brincar, né? Não para um zagueiro brasileiro que quase “quebrou” Lionel Messi em um amistoso na Venezuela. Vampeta não perdoou a loucura do beque e, quando o reencontrou anos depois, no Audax, teve uma nova surpresa. 

O Calcanhar de Aquiles de um zagueiro raiz 

Contratado pelo Fluminense junto ao Rio Verde-GO no meio dos anos 90, o desconhecido Frei era um zagueiro raiz, daqueles que batiam tanto que faziam parecer que, do pescoço para baixo, era canela. Só que, como qualquer outro ser-humano, ele tinha um ponto fraco… E Vampeta o descobriu!

O corintiano que só fazia gol contra 

O que fazer quando o zagueiro do seu time só faz gol contra? O técnico Evaristo de Macedo encontrou a solução perfeita.

migué de Vanderlei Luxemburgo 

Nem mesmo Vanderlei Luxemburgo, um dos técnicos mais vitoriosos de todos os tempos, deixava de dar os seus “migués” para engambelar a imprensa. Vampeta é a prova disso! 

Do you speak english, Odvan? 

Ex-zagueiro do Vasco e da Seleção Brasileira, Odvan não conteve a surpresa ao ver um grupo de crianças falando inglês. Só que elas estavam nos EUA e haviam nascido lá…

Um dia de Cristiano Ronaldo!

Se você pensa que apenas Cristiano Ronaldo se pega olhando para o telão durante um jogo de futebol, está enganado. Vampeta fez isso há muito tempo, durante uma partida do PSG pelo Campeonato Francês. Só que, ao contrário do português, o ex-corintiano não queria se admirar…

Tutorial de como dar um “perdido” na mulher

Vale tudo para justificar um “MIM ACHER” na mulher em plena madrugada? O ex-meio-campista Piá, da Ponte Preta, provou que sim.

A treta de Edílson e Rincón na Bolívia

Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Edílson… O Corinthians campeão de quase tudo no início dos anos 2000 voava dentro de campo, mas não falava a mesma língua fora dele. Tanto que o volante colombiano e o “Capetinha” quase saíram na mão no intervalo de um jogo contra o Jorge Wilstermann, na Bolívia. Quase sobrou para Vampeta e para o goleiro Nei, que foi se meter na briga e experimentou um pouco da “acidez” do técnico Evaristo de Macedo. 

Cambalhotas no Planalto e Ronaldo x Rivaldo

Por que Vampeta deu cambalhotas na rampa do Planalto? O que motivou Ronaldo a adotar o corte de cabelo “Cascão”? Ronaldo e Rivaldo disseram que não tocariam a bola um para o outro na final contra a Alemanha? As melhores histórias do penta ficam ainda mais saborosas quando contadas pelo Velho Vamp!